Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 28 de Agosto de 2019 às 13h15

AMAI é apoiadora de curso de Fiscalização Ambiental

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) por meio do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente (CEGEMA), e em parceria com a...

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) por meio do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente (CEGEMA), e em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e apoio da AMAI realiza nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) um curso gratuito de fiscalização ambiental, que acontece no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê.

O engenheiro Florestal da AMAI, Maicon Polese participa da formação juntamente com profissionais dos municípios de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, São Domingos e Xaxim.

Segundo o 1º Tenente Jader Bocchi a intenção é capacitar estes agentes para que no futuro possam auxiliar em fiscalizações e como também detém do poder de polícia no sentido administrativo, também podem realizar as autuações.

“Hoje temos a Lei Complementar nº140 que define as competências, então nós da Policia Militar Ambiental ficaríamos mais focados nas áreas rurais e os agentes na área urbana, o que auxiliaria muito no nosso serviço e para a sociedade”, comenta.

Porém, para que isso seja possível o município precisa instrumentalizar a função. Por mais que exista a regra geral que prevê a competência do município para exercer a fiscalização ambiental, ainda é necessário o regramento especifico para os agentes atuantes.

O conteúdo programático é amplo e compreende desde o entendimento de leis, portarias e decretos, abordagens, infrações, análise, encaminhamento, até o julgamento e encaminhamento ao Ministério Público.

O evento faz parte de um projeto idealizado pelo CEGEMA/FECAM para melhorar a atuação dos municípios na gestão ambiental municipal em que contém uma série de outras capacitações na área de meio ambiente com outros órgãos, como a SDS/CONSEMA, IMA, IBAMA, para os servidores municipais que atuam nessa área com o fim de melhoria dos serviços disponibilizados aos catarinenses.

As capacitações também fazem parte do portfólio de programas e projetos da FECAM 2018/2020, intitulado como P 29 – Apoio técnico continuado aos municípios no âmbito das Políticas Públicas e P 40- Orientação e Suporte Jurídico às políticas públicas.
 

Veja também

Prefeito Barella vistoria construção do novo centro administrativo23/07/19 Em Marema seguem as obras do novo prédio da Prefeitura. O centro administrativo está sendo construído em frente da Unidade de Saúde, ao lado da garagem de máquinas. O Prefeito Adilson Barella, acompanha constantemente os trabalhos da construtora (Paloma Construções). Os dois pavimentos já estão levantados e a concretagem da laje deve ocorrer nos......
Chuvas intensas causam estragos em municípios da região. Veja fotos!31/05/19 Devido ao alto volume de precipitação nos últimos dias foram registrados estrados em vários municípios da região Oeste. Em Xanxerê, por exemplo, foram registradas quedas de árvore em uma residência......
EBM Dr. Ari Moacir Lunardi desenvolve Projeto Geladeira Literária em Xaxim08/07/19 Incentivar a leitura por meio de um espaço especialmente criado para instigar a curiosidade das crianças é o objetivo do Projeto Geladeira Literária desenvolvido na Escola Básica Municipal Doutor Ari Moacir Lunardi, em......

Voltar para Cidades