Postado em 27 de Novembro de 2018 às 08h42

Após um ano e meio, médica cubana deixa o município de Xaxim

Saiba mais sobre processo de escolha do novo profissional do Programa Mais Médicos que atenderá em Xaxim

Por Raphael Spiller

Xaxim – O fim do convênio com o governo de Cuba fez com que os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do governo federal, deixassem o Brasil. 

A médica cubana Tatiana Matos Dominguez, trabalhou por um ano e meio no município de Xaxim. Atualmente ela trabalhava na Unidade de Saúde ESF Ari Lunardi, e com o fim do acordo do Ministério da Saúde, retornou à república socialista na semana passada. 

De acordo com o Secretário municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, a médica era frequentemente elogiada pela população xaxinense. “O trabalho dela era bem feito. Ela era muito prestativa e a população dizia que ela realizava bons atendimentos. O português dela era bom e claro, fácil de compreender, sendo que o idioma é um dos principais entraves para a adaptação dos médicos estrangeiros aqui no Brasil”, ressaltou o secretário. 

Agora, de acordo com o secretário, Xaxim deve receber uma nova médica do programa Mais Médicos. “No final de semana recebi do Governo do Estado o nome do primeiro profissional de medicina cadastrado para o município de Xaxim. É uma médica do estado do Mato Grosso do Sul. O município vai avaliar, e se por algum motivo não aceitar, a próxima pessoa da lista inscrita para trabalhar em Xaxim seria avaliada”, explica Davi, que destaca que em cerca de 20 a 30 dias um novo médico do programa Mais Médicos deve estar atuando no município.
 

Veja também

Duda sugere disciplina de Empreendedorismo e Libras nas escolas de Xaxim26/08/19 Visando ampliar as disciplinas ofertadas na rede municipal de ensino proporcionando aos estudantes conhecimentos em diversas áreas, o vereador pelo PPS, Rudimar Roque Galvan, Duda sugeriu através de indicação aprovada por todos os vereadores durante a reunião ordinária na semana passada para que além da disciplina de educação financeira, também......
Gincana vai marcar o Dia do Colono e Motorista em Marema09/07/19 Jogar futebol com uma vassoura; derrubar objetos com botoque; debulhar espigas de milho; correr com botas de borracha e com uma perna dentro de um saco. O ‘vassobol’ e demais atividades, vão integrar uma divertida gincana que vai marcar o......

Voltar para Cidades