Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 04 de Abril de 2019 às 10h24

Assembleia de prefeitos acontece hoje (4) em Abelardo Luz

A reunião acontece na Exposoja 2019, que terá abertura oficial às 19h. 

Abelardo Luz - Prefeitos da região Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) se reúnem em assembleia nesta quinta-feira (4) no município de Abelardo Luz, para discutir as pautas levantadas em março e o direcionamento para abril. A reunião acontece na Exposoja 2019, que terá abertura oficial às 19h. 

Para abril estão em discussão o Conturoeste 2019 em que seu vice-presidente e prefeito de São Lourenço do Oeste, participa da Assembleia e expõe os objetivos e a importância da permanência no Mapa como parte da regionalização do turismo. Para falar sobre a municipalização do trânsito participa também da assembleia a coordenadora de trânsito Engenharia e tráfego do Departamento Municipal de Trânsito de Xanxerê (DEMUT), Clarice Beatriz Serena, que explica sobre as obrigações de trânsito que competem ao município.

PAUTAS APRESENTADAS EM MARÇO
Mês de março foi intenso na AMAI, foram cinco audiências com deputados, além de encontro com o Governador do Estado Carlos Moisés. Entre as pautas levadas à Capital estão a revitalização das estradas pavimentadas e formalização de convênio para manutenção das SCs que cortam os municípios, apresentada aos deputados estaduais Marcos Vieira e Moacir Sopelsa e ao governador Moisés. Quanto ao assunto o Governo retornou informando que até julho, não serão firmados novos convênios, pois o foco é quitar os 108 já existentes, entre obras finalizadas, em andamento ou paralisadas, o que engloba aproximadamente R$65 milhões.

Com o secretário executivo da Defesa Civil, Coronel João Batista Cordeiro Junior, foi solicitada atenção aos pedidos de homologação da situação de emergência nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, para que os municípios possam investir em ações de prevenção. A presidente Eliéze visitou ainda a deputada Marlene Fengler a quem entregou pleito de parceria para realização de cursos do colegiado com realização pela Escola do Legislativo, apresentou ainda projeto “Eu, mulher” à Marlene e deputados como Luciane Carminatti, Fabiano da Luz, Paulinha e Padre Pedro Baldissera.

Além das audiências, os prefeitos da região participaram da posse da nova diretoria do Conturoeste, em Xanxerê, da roda de conversa sobre o Fundo de Infância e Adolescência (FIA) que reuniu mais de 80 participantes de seis associações da região Oeste no auditório da AMAI. 

Dia 28 de março a presidente Eliéze foi à Florianópolis onde integrou o Encontro de Mulheres Municipalistas promovido pela Fecam, apresentando a temática da mulher na política e o projeto desenvolvido pela associação “Eu, mulher”, que contou ainda com apresentação de documentário com participação de prefeitas e vereadores da região AMAI. 

O final do mês também foi marcado pelo lançamento da Efacipu 2019, pela prefeita de Ipuaçu, Clori Perosa que contou com a participação dos prefeitos da região e presidente da Amai.

Veja também

Campanha Faça Bonito e entrega de cofrinhos acontece em escolas de Xaxim12/06/19 O Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realiza nesta semana a orientação seguida por entrega de um cofrinho temático aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Da Educação Infantil IV até o 5º ano, os profissionais da Secretaria estão divulgando a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas......
Igreja Matriz de Xaxim recebe novo piso dentro dos padrões originais12/07/19 A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga de Xaxim é reconhecidamente um patrimônio cultural e de fé do município, da região e do estado catarinense. A edificação atual teve a sua pedra fundamental......

Voltar para Cidades