Postado em 13 de Maio de 2019 às 14h23

Banda Municipal de Vargeão participa de oficinas para aprimorar suas apresentações

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Membros da Banda Municipal de Vargeão estiveram na tarde deste sábado, dia 11, do 2º Encontro de Maestros, Instrutores, Alunos e Responsáveis das...

Membros da Banda Municipal de Vargeão estiveram na tarde deste sábado, dia 11, do 2º Encontro de Maestros, Instrutores, Alunos e Responsáveis das Fanfarras da LIBMOE-SC (Liga de Bandas do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina).

Representando Vargeão no município de Bom Jesus, estiveram a secretária de Educação Carmen Raymundi, o maestro Sidney Debastian de Bastini Bucha, a diretora da banda Juliana Cochinski Padilha e seis componentes da Banda Municipal.

"Por trás de uma bonita apresentação, tem muito trabalho, tem muito aperfeiçoamento, tem muita dedicação", comentou Carmen sobre a participação dos vargeonenses no encontro, que reuniu ainda pessoas de Passos Maia, Ponte Serrada, Lacerdópolis, Xanxerê, Joaçaba, Lageado Grande e Arabutã.


Divididas em três oficinas realizadas durante a tarde, o workshop abordou as seguintes pautas:

. Técnica de formação de uma banda ou fanfarra, postura, alinhamentos e marchas, deslocamentos e posicionamentos. Instrutor Joel Rosa, de Luzerna.

. Formação de comissão de frente, posicionamentos das bandeiras e estandarte (brasões da corporação), alinhamentos, posturas e movimentos em apresentações. Instrutor Sidney Debastian (Popular Bucha), de Xanxerê.

. Técnicas de posições dos instrumentos de percussão, posições das baquetas, como tocar cada naipe de instrumentos de percussão, etc. Instrutor Oderlan de Lima, de Joaçaba.

“É muito importante a troca de experiências e conhecimentos para as bandas e fanfarras dos municípios, sendo que é nessa troca que acontece a evolução e o aprendizado efetivo dos integrantes. São meses de doação de uma grande equipe. Cada um é importante para que o resultado final seja de sucesso”, finaliza a secretária.

Veja também

Protetores ambientais realizam plantio em nascente em Cordilheira Alta02/09/19 Os alunos da Escola Básica Municipal Fernando Machado e da escola Estadual de Cordilheira alta, integrantes do programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA/SC), realizaram atividade especial de plantio de árvores na área de preservação permanente que abriga uma das nascentes do Lajeado São José, no bairro Rosa......
Prefeitura de Marema faz dedetização na área urbana09/07/19 Devido às constantes ações preventivas, o município de Marema não tem registro de grandes focos de insetos, ratos ou animais peçonhentos. Na última segunda-feira (09), a Prefeitura, através da Secretaria......

Voltar para Cidades