Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 06 de Maio de 2019 às 14h13

Centenas de xaxinenses aproveitaram oportunidade e participaram das atividades do “Sábado na Praça”

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O final de semana ensolarado e a ampla variedade de atividades oferecidas estimulou que centenas de xaxinenses participassem do evento “Sábado na...

O final de semana ensolarado e a ampla variedade de atividades oferecidas estimulou que centenas de xaxinenses participassem do evento “Sábado na Praça” promovido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Departamento Municipal de Trânsito, além de instituições e entidades parceiras no último sábado (04), das 13h às 17h, na Praça Frei Bruno.

Na Saúde, os servidores realizaram verificação de pressão arterial; testes rápidos; vacinação contra Influenza; orientações sobre Dengue; orientações odontológicas; orientações nutricionais; orientações sobre atividades físicas; orientações sobre medicamentos; e orientações sobre tabagismo.

Já os servidores da Assistência Social e Habitação fizeram orientações a imigrantes; realizaram a Feira do Artesanato; eslackline, mini tênis de quadra; tênis de mesa, pula corda dupla; jogo da velha; e a atividade de escravos com taquara Jó.

O Esporte e Lazer ficou responsável pelo futebol de sabão; brincadeiras para as crianças; e distribuição de pipoca e algodão doce. Enquanto que o Trânsito trabalhou orientações sobre a Campanha Maio Amarelo de Prevenção aos Acidentes de Trânsito.

Além das pastas do Governo Municipal, a ação contou com o apoio da Unopar que fez pintura de rosto e do Grupo Escoteiro Áquila, que participou das atividades e também comercializou chaveiros confeccionados pelo grupo para aquisição de fundos para participação de uma atividade internacional. Ainda, o Sábado na Praça foi animado por cantores locais.

Também no sábado (04), na Praça Frei Bruno, o curso de Educação Física da Facisa/Funoesc Xaxim realizou a ação “Unoesc na Comunidade”, que ofertou teste de tipagem sanguínea com o curso de Biomedicina; mateada com apoio da Erva Mate Soccol; apresentações da Casa da Cultura de Xaxim; exposição da bike; recreação infantil; pintura facial; yoga com Luciana Walendorff; aula com Accios – Centro de Treinamento Físico; aula de step com Ane Cristine Briancini; aula de zumba com Débora Soccol; e aula de funcional com Fabiani Wouters.

Foto e fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Xaxim

Veja também

Prefeito acompanha obras no interior de Marema20/08/19 A Prefeitura de Marema por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na última semana, melhorias na estrada geral e nos acessos de propriedades das comunidades de Vila Alegre e Carlos Gomes. Os trabalhos seguem nesta semana. Na tarde desta segunda-feira (19), o Prefeito Adilson Barella acompanhou a ampliação de galerias de água pluvial, em um ponto que frequentemente alagava em......
Shopping Pátio Chapecó realiza ação do Dia das Mães03/05/19 Para contribuir com a comemoração do Dia das Mães, o Shopping Pátio Chapecó realiza nova ação alusiva a esta que é uma das datas comemorativas de maior movimento no comércio varejista. A campanha......
Curso de Projetos Culturais reúne participantes de dez municípios da AMAI27/06/19 Realizado pela primeira vez na região AMAI, o curso de Elaboração de Projetos Culturais, ministrado pela especialista em ensino da arte, arte educadora, produtora cultural, consultora e assessora em projetos culturais,......

Voltar para Cidades