Postado em 28 de Novembro de 2018 às 14h34

Crianças a partir de dois meses podem ter inscrição para vaga em creches

Alteração é válida para o próximo ano e visa diminuir a fila de espera

Por: Joimara S. Camilotti

Xanxerê – Visando agilizar a fila de espera por uma vaga nas creches do município e atendendo determinação do Ministério Público, a Secretaria de Educação de Xanxerê antecipou a idade das crianças para inscrições de vaga.


Conforme a secretária Claudia Fávero, anteriormente os pais só poderiam inscrever seus filhos, quando estes completassem quatro meses. A inscrição não garantem a vaga, mas sim o nome na lista de espera. Agora, os pais podem fazer a inscrição a partir dos dois meses de vida do bebê.

“Não é que a criança vá para a creche com essa idade, ela só vai entrar quando completar quatro meses, mas é uma forma de facilitarmos o acesso das crianças, porque antes se fazia a inscrição mais tarde e se ficava mais tempo na fila de espera”, comenta a secretária.


O município conta com 10 creches e a rotatividade fica entre 980 a mil alunos. Conforme a secretária, sempre há pais que acabam ficando na fila de espera, pois só se abre vagas daquelas crianças que deixam os Cemeis para ingressar no ensino fundamental.


Para o próximo ano Claudia comenta que estão buscando abrir turmas do maternal, que atendem crianças de dois anos, em colégios do município. Os pais que tiverem interesse podem fazer a inscrições na escola do bairro e havendo fechamento de turma o serviço passará a ser oferecido.

“Já fechamos turma no Paul Harris, São Jorge e Monteiro Lobato. Será oferecido meio período e no Monteiro Lobato, por exemplo, era uma reivindicação dos pais e como há salas vamos poder atender as crianças a partir dos quatro meses, nas demais com dois anos”, destacou.

Veja também

Abertura de empresas em até cinco dias é meta de novo presidente da Jucesc20/03/19 Facilitar a vida do empreendedor catarinense, desburocratizar e diminuir o tempo necessário para a abertura de empresas. Esses são os objetivos do empresário Juliano Chiodelli, novo presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc)....
Planos de Cultura dos municípios da Amai avançam novo módulo26/04/19 Gestores municipais de treze municípios da AMAI, com exceção de Xanxerê, que já tem o plano pronto, se reuniram no auditória da Associação durante a última quarta-feira (24), para reunião e......

Voltar para Cidades