Postado em 28 de Novembro às 14h34

Crianças a partir de dois meses podem ter inscrição para vaga em creches

Alteração é válida para o próximo ano e visa diminuir a fila de espera

Por: Joimara S. Camilotti

Xanxerê – Visando agilizar a fila de espera por uma vaga nas creches do município e atendendo determinação do Ministério Público, a Secretaria de Educação de Xanxerê antecipou a idade das crianças para inscrições de vaga.


Conforme a secretária Claudia Fávero, anteriormente os pais só poderiam inscrever seus filhos, quando estes completassem quatro meses. A inscrição não garantem a vaga, mas sim o nome na lista de espera. Agora, os pais podem fazer a inscrição a partir dos dois meses de vida do bebê.

“Não é que a criança vá para a creche com essa idade, ela só vai entrar quando completar quatro meses, mas é uma forma de facilitarmos o acesso das crianças, porque antes se fazia a inscrição mais tarde e se ficava mais tempo na fila de espera”, comenta a secretária.


O município conta com 10 creches e a rotatividade fica entre 980 a mil alunos. Conforme a secretária, sempre há pais que acabam ficando na fila de espera, pois só se abre vagas daquelas crianças que deixam os Cemeis para ingressar no ensino fundamental.


Para o próximo ano Claudia comenta que estão buscando abrir turmas do maternal, que atendem crianças de dois anos, em colégios do município. Os pais que tiverem interesse podem fazer a inscrições na escola do bairro e havendo fechamento de turma o serviço passará a ser oferecido.

“Já fechamos turma no Paul Harris, São Jorge e Monteiro Lobato. Será oferecido meio período e no Monteiro Lobato, por exemplo, era uma reivindicação dos pais e como há salas vamos poder atender as crianças a partir dos quatro meses, nas demais com dois anos”, destacou.

Veja também

Complexo esportivo deve ser licitado em janeiro13/12 Com maquete exposta no Centro Administrativo Municipal, complexo esportivo no antigo campo do Botafogo começa a ganhar forma. ...

Voltar para Cidades