Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 22 de Maio de 2019 às 15h15

Empreendedores de Abelardo Luz conhecem sistema de garantia de crédito

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O sistema de garantia de crédito oferecido pela Sociedade de Garantia de Crédito (SGC - GaranteOeste/SC) foi foco de um evento que reuniu cerca de 60...

O sistema de garantia de crédito oferecido pela Sociedade de Garantia de Crédito (SGC - GaranteOeste/SC) foi foco de um evento que reuniu cerca de 60 empreendedores de Abelardo Luz, no Oeste catarinense. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira e da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que segue com atividades até esta sexta-feira (24) no município.

Na abertura, o prefeito Wilamir Cavassini destacou a importância da ação para fortalecer o empreendedorismo local e aproveitou para agradecer o Sebrae/SC pelo apoio oferecido na missão que levou empresários e representantes do Poder Público Municipal à Expo Gestão. “Essa iniciativa fez parte do Programa Cidade Empreendedora que implementamos neste ano e que vem sendo fundamental para que os empreendedores tenham a qualificação necessária para obter o sucesso esperado e disputar o mercado que está cada vez mais competitivo”.

O analista técnico do Sebrae/SC e gestor local do Cidade Empreendedora, Arildo Jacóbus, destacou que além de demonstrar as possibilidades de garantia, o evento oportunizou apresentar uma visão do tomador e liberador de crédito e esclarecer os aspectos que envolvem esse processo. “Foi uma ação significativa para que os empresários tivessem conhecimento de novas opções na forma de obter um financiamento para que, com isso, possam tornar suas empresas mais competitivas”.

A forma de atuação da GaranteOeste foi apresentada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Airton Rigoto. Criada em 2014, a instituição analisa projetos e pedidos de financiamentos pleiteados pelos associados e emite cartas de crédito como uma garantia complementar nas operações realizadas junto ao sistema financeiro. Todos os aportes de recursos são próprios e do Sebrae/SC – entidade que também apoia com consultorias e parceria nas articulações empresariais e promoção de eventos. Além disso, a iniciativa conta com a participação de várias Associações Empresariais do Oeste, Noroeste e Extremo Oeste de SC por meio de parceria com a FACISC, bem como de cooperativas do Sicoob, Sicredi e Cresol.

A GaranteOeste também tem o desafio de tornar as empresas mais competitivas. Sua estrutura conta com uma assessoria gerencial que é feita pela equipe da SGC e por consultores credenciados ao Sebrae que orientam sobre a maneira adequada de conduzir os negócios.

Informações sobre a Semana do MEI em Aberlado Luz podem ser obtidas pelo telefone (49) 3445-4322, ramal 244, ou pelo fone/Whats (49) 9 9978-7738. 

Veja também

Cemitério de Xanxerê é utilizado para rituais de magia negra05/09/19 O Cemitério Municipal de Xanxerê foi novamente alvo na noite desta quarta-feira (04) de rituais de magia negra. Os servidores municipais encontraram na manhã desta quinta-feira (05) diversos animais mortos, bem como garrafas de bebidas no local. O secretário municipal de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape, destaca que o cemitério não deveria ser......
Abertura de empresas em até cinco dias é meta de novo presidente da Jucesc20/03/19 Facilitar a vida do empreendedor catarinense, desburocratizar e diminuir o tempo necessário para a abertura de empresas. Esses são os objetivos do empresário Juliano Chiodelli, novo presidente da Junta Comercial do Estado de Santa......
Grupo Escoteiros Caingangue promove VIII Festival da Pizza Escoteira05/06/19 O Grupo Escoteiro Caingangue de Xanxerê, com intuito de arrecadar fundos para a manutenção de suas atividades, promove o VIII Festival da Pizza Escoteira, no dia 15 de junho. As pizzas serão montadas pelos escoteiros com......

Voltar para Cidades