Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 12 de Junho de 2019 às 16h07

Festa da Polenta encerra com superação de todas as expectativas

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Os resultados da programação que marcou os 31 anos de Marema, não poderiam ser melhores. Quatro dias de evento, com sucesso de público, em...

Os resultados da programação que marcou os 31 anos de Marema, não poderiam ser melhores. Quatro dias de evento, com sucesso de público, em número de expositores, participação de ciclistas, preparo de muita polenta e com benção total de São Pedro. Assim pode ser resumida a 2ª Festa da Polenta, realizada em Marema, de 07 à 10 de junho. A organização foi da Prefeitura e da Epagri, com o apoio da Cresol, Posto São Cristóvão e IV Telecom.

Passada a correria da programação, o Prefeito Adilson Barella e a Comissão Central Organizadora, agora respiram aliviados e satisfeitos. Os balanços finais ainda não foram fechados, apesar disso, já é possível garantir que “tudo ocorreu de maneira superior e melhor ao que planejávamos. A grandiosidade de tudo começou com a estrutura externa. O número de expositores saltou de 23 no ano passado para 54 neste ano. Só não recebemos mais expositores, por falta de espaço para atender as empresas interessadas,” explica o Prefeito.

O jantar da polenta, realizado na noite do último sábado (08), foi o ato mais concorrido da programação. A gastronomia cativou toda a região, tanto que os ingressos esgotaram em apenas três dias de venda. Mais de 200kg de farinha de milho, 180 dúzias de ovos e 350kg de carne de porco (produtos oriundos diretamente da agricultura familiar), estiveram entre os ingredientes usados para o preparo de muita polenta, fortáia, radicci coti e demais pratos, preparados pelos próprios maremenses (servidores públicos e voluntários).

O 1ª Pedal da Polenta foi um evento à parte. Mais de 350 ciclistas de toda a região, inclusive de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, participaram do cicloturismo realizado na manhã de domingo. Foram dois trajetos, pelas estradas do interior, um de 25km (sport) e outro de 45 (pró). “Não imaginávamos que o ciclistas se animassem tanto em conhecer nossa cidade. Ao final do evento, só ouvimos elogios, quanto ao evento, a qualidade de nossas estradas e as paisagens do nosso interior. Estamos de braços abertos para receber sempre estes atletas,” garante o Prefeito.

A estimativa da Comissão Central Organizadora, é que mais de oito mil pessoas tenham visitado a 2ª Festa da Polenta, durante os quatro dias. A programação, com acesso gratuito ao público, iniciou na sexta-feira (07), com um Seminário de Bovinocultura do Leite e show com o cantor Alex Dias e Banda Sonho Real. Na noite de sábado (09), ocorreu show nacional da dupla Jeann e Julio. No domingo, além do Pedal da Polenta, ocorreram apresentações de artistas locais; e a tarde, na Mostra da Bezerra, o julgamento das raças Jersey e Holandesa. Na segunda-feira (10), além de almoço gratuito de aniversário de Marema; houve corte do bolo dos 31 anos e tarde dançante.

 

Veja também

Xanxerê chega a 57% do público-alvo vacinado na Campanha contra Influenza e Tétano06/05/19 Segue até o dia 31 de maio a Campanha de Vacinação contra a Influenza e a III Mobilização Estadual contra o Tétano. No último sábado (4), aconteceu o Dia D onde as unidades de saúde, com Sala de Vacina, atenderam a comunidade e, assim, a Secretaria Municipal de Saúde obteve 57% de vacinação do público-alvo. Para atender melhor......
Grupo de Escoteiros Caingangue participa da Semana Regional do Escoteiro 201922/04/19 O Grupo de Escoteiros Caingangue completa neste ano 45 anos de fundação. Entre chefes, escoteiros e dirigentes o grupo conta atualmente com 96 membros, que participam, coordenam e colaboram com a instituição. O Grupo de Escoteiros......
Processamento da carne de frango é tema de curso no interior de Passos Maia14/06/19 Um grupo de mulheres do interior de Passos Maia aprendeu nesta semana novas técnicas de processamento da carne de frango em um curso realizado ao longo de dois dias. As atividades aconteceram no Assentamento Zumbi dos Palmares, envolvendo também......

Voltar para Cidades