Postado em 29 de Abril às 11h03

HRSP é homenageado pelo trabalho de atendimento às vítimas do tornado

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi uma das instituições homenageadas na noite da última sexta-feira (26), na 4ª edição do...

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi uma das instituições homenageadas na noite da última sexta-feira (26), na 4ª edição do Filó, organizado pela comunidade do Bairro dos Esportes. A celebração – que ocorre todos os anos no mês de abril, em função da passagem de um tornado pela cidade de Xanxerê – homenageou todos os profissionais e voluntários que trabalharam no socorro e amparo às vítimas do fenômeno de 20 de abril de 2015.
Numa dramatização, crianças utilizaram uniformes dos profissionais de saúde que prestaram socorro às vítimas e simularam a reorganização da comunidade após o fenômeno, o que só foi possível graças ao trabalho de muitas pessoas. “Ficamos muito felizes e honrados com a homenagem proporcionada pelo Filó. O dia 20 de abril de 2015 foi um dos mais difíceis já enfrentados pelas equipes do Hospital Regional São Paulo. Pouco depois da passagem do tornado começaram a chegar os primeiros feridos. Para se ter uma ideia, em uma hora, pelo menos cem pessoas foram atendidas na Emergência”, comenta a diretora geral, Ir. Neusa L. Luiz.
Os presentes na celebração agradeceram, por meio da oração, por toda ajuda e apoio recebidos. “Nesta edição queríamos lembrar e agradecer toda a solidariedade que existe e de como aprendemos e crescemos com tudo o que passou. Somos muito gratos”, afirma Geandro Radaelli, coordenador do Conselho de Pastoral do Bairro dos Esportes. Após o momento de fé e comoção as dezenas de participantes do Filó compartilharam alimentos e confraternizaram.

Trabalho em equipe
Conforme relembra a diretora geral do HRSP, os esforços para o atendimento das vítimas do fenômeno foram inúmeros. Profissionais que estavam em diferentes setores do HRSP uniram esforços para o atendimento aos feridos que chegavam na emergência. Muitos médicos e enfermeiros que estavam de folga em suas casas, assim que souberam do tornado, espontaneamente se dirigiram ao hospital para ajudar.
“Graças ao trabalho rápido dos profissionais não tivemos consequências ainda mais graves nos pacientes. Foi em meio às dificuldades que percebemos como o atendimento de saúde prestado pelo HRSP foi fundamental para o tratamento e recuperação dos feridos. Mesmo diante de todas as dificuldades, cumprimos fielmente com o nosso compromisso de estar ‘a serviço da vida’”, complementa.
Após o fenômeno houve uma atenção ainda maior ao trabalho em situações de desastres, com o treinamento dos profissionais para o enfrentamento de crises e até mudanças na estrutura física, como a aquisição de um gerador com maior potência. “Torcemos para que não ocorram novos fenômenos, porém, estamos preparados para prestar auxílio à comunidade quando houver necessidade”, finaliza a diretora.

Veja também

Prefeitura de Xaxim apresentará metas fiscais durante audiência pública na próxima terça-feira29/05 Um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência da gestão mediante a participação popular. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece no parágrafo 4º do artigo 9º, que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de......
Secretaria de Saúde de Xaxim realiza mais um grupo de combate à Obesidade23/05 Promover a melhora na qualidade de vida dos xaxinenses e a mudança de hábitos alimentares. Com esse objetivo, o Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira (22) no auditório da antiga......
PRF inicia Operação Carnaval 201928/02 A PRF de SC ganhará o reforço de 12 policiais rodoviários federais vindos dos outros estados. ...

Voltar para Cidades