Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 23 de Abril de 2019 às 09h54

Idosos de Cordilheira Alta ganham ovos de Páscoa

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O Governo de Cordilheira Alta reconhece que o município chegou onde chegou, graças ao trabalho dos cidadãos e cidadãs que não mediram...

O Governo de Cordilheira Alta reconhece que o município chegou onde chegou, graças ao trabalho dos cidadãos e cidadãs que não mediram esforços ao longo dos anos, para buscar o sustento de suas famílias e consequentemente contribuir para o desenvolvimento da cidade, fazendo girar a roda da economia. Se não bastasse o fator econômico, tem-se os trabalhos comunitários prestados e o comprometimento social, fatores que somados constroem a história de uma cidade.

Como forma de reconhecimento por tudo isso, na semana que antecedia a Páscoa mais uma homenagem foi prestada aos idosos de todos os grupos constituídos no município, com eventos de entrega de ovos de páscoa. Participaram das homenagens, o prefeito e o vice-prefeito municipais, Carlos Alberto Tozzo e Altemir Pederssetti, acompanhados da primeira e segunda damas, Nádia e Mariza, além do Secretário de Saúde e Assistência Social, Almir Valandro e demais servidores do Departamento de Assistência Social. Uma singela homenagem aos idosos, que vai além do investimento financeiro e sim, foi uma forma de mais uma vez agradecê-los pelos préstimos ao desenvolvimento do município.

O Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Almir Valandro, fala da importância da homenagem. “Foi apenas um ovo de páscoa que demos para todos os idosos do município, mas não é o produto em si que se deve levar em consideração e sim, o ato de mais uma vez o município demostrar que respeita a história e a contribuição deles em prol da nossa cidade. Sempre que possível realizamos estas homenagens, mas a principal delas é aquela que efetuamos todos os dias, com os programas especiais que temos a disposição de todos os idosos na Assistência Social e o suporte que lhes damos principalmente na área da saúde” comenta Valandro.

O prefeito Carlos Alberto Tozzo também falou da importância dos idosos para a história do município. “Presenteamos nossos idosos com um ovo de páscoa aproveitando o espírito da semana santa para desejar-lhes muita paz e que o espírito de união que eles demonstram ser tão importante para os grupos, seja uma constante na vida deles. Principalmente desejamos que o espírito verdadeiro da Páscoa, que é do renascimento, do recomeço, da resiliência, esteja sempre presente em suas vidas e nas suas famílias. Obrigado aos todos os nossos idosos por tudo o que já fizeram e continuam fazendo por nosso município”, finaliza. 

Veja também

Quartel de Xanxerê comemora 17 anos de ativação com queima inaugural no LEIF01/03/19 A região ganhou destaque com a criação do Centro de Referências de Desastres Urbanos (CRDU) e Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF), além de ser referência em cinotecnia (busca e resgate com cães), busca terrestre e certificações, entre outros....
Prefeitura investe em pavimentação de várias ruas em Marema05/09/19 A semana vai encerrar com várias ruas transformadas em Marema. Por meio do programa municipal Avançar Marema, a Prefeitura pavimentou trechos das Ruas Ipiranga, Pedro Álvares Cabral e Lauro Muller e iniciou a abertura da Rua Orestes e......

Voltar para Cidades