Postado em 13 de Setembro de 2019 às 10h24

Marema vai receber o título de Projeto Inovador devido à excelência na comunicação

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O Prefeito de Marema, Adilson Barella, vai receber no próximo dia 19, em Concórdia, o prêmio de Projeto Inovador. O título será entregue pela...

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, vai receber no próximo dia 19, em Concórdia, o prêmio de Projeto Inovador. O título será entregue pela Rede Cidade Digital, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense. Marema foi indicada para receber o prêmio, devido à implantação do Conecta Marema – um sistema que envia informações para a população, por meio do aplicativo WhatsApp.

O Prefeito Adilson Barella explica que a ferramenta foi criada pelo departamento de comunicação, no início de 2018. “A ideia é que as informações cheguem ao cidadão com rapidez e transparência,” afirma o Prefeito. O município de 1.906 habitantes não conta com nenhum meio de comunicação, nem a circulação periódica de jornais. “A população sintoniza rádios de outros municípios, inclusive temos um programa diário de dez minutos em uma emissora de Coronel Freitas. No entanto, verificamos que nem todos conseguem ouvir naquele horário. Por isso, sentíamos a necessidade de repassar avisos, divulgar atos oficiais e informar a população sobre tudo de relevante que ocorre no município, especialmente na Administração Pública. A alternativa encontrada por nossa jornalista, Patrícia Vanzin, foi criar um canal de informações via WhatsApp, já que a profissional verificou que a maioria das famílias tem acesso a internet e fazem o uso de redes sociais.”

Através do departamento de comunicação da Prefeitura, a população foi convidada à enviar mensagens para o número de WhatsApp 49-98886-6469. Uma lista de contatos foi formada e diariamente, através de linha de transmissão, os contatos recebem informes, comunicados e os programas transmitidos pela Rádio Continental FM.

Adilson Barella avalia que além de cumprir a legislação, manter a transparência é um compromisso de todo gestor público. “Com as novas tecnologias, a gestão se torna cada vez mais democrática e participativa. Além de proporcionar uma maior integração, a comunicação oportuniza os cidadãos à contribuírem ativamente com a administração, inclusive ajudando a formular políticas públicas. Acreditamos que esse é o caminho: a sociedade precisa estar informada e consciente que todos são responsáveis e podem influir nas decisões de um determinado governo,” finaliza o gestor.

Rede Cidade Digital

A Rede Cidade Digital (RCD) estimula o surgimento de localidades conectadas e eficientes, que buscam levar conhecimento sobre como utilizar as tecnologias da informação e a comunicação, no aprimoramento dos serviços públicos dos pequenos e médios municípios. Durante o evento, no dia 19, além de Marema, serão premiadas outras 16 ações bem sucedidas, de municípios que buscam resolver diversos problemas, por meio da tecnologia digital.

Veja também

EBM Santa Terezinha realiza atividade especial para trabalhar Floresta e cultura Amazônica08/07/19 Dos livros para o prato. Foi assim que alunos da Escola Básica Municipal Santa Terezinha, de Xaxim, aprenderam um pouco mais sobre as peculiaridades da Floresta e da cultura Amazônica, especialmente, das plantas e frutas nativas. Para prender ainda mais a atenção das crianças e reforçar a aprendizagem do conteúdo, a Professora Regente Indianara Baggio, do Infantil I......
Alunos do IFSC levam seu projeto para os EUA03/07/19 Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio: Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli, alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Santa Catarina......

Voltar para Cidades