Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 28 de Outubro de 2019 às 09h19

Milhares de pessoas participam da tradicional Macarronada da Apae

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina No último sábado (26), a Escola Especial Marlene Stieven, a Apae de Xaxim, realizou a 15ª edição da Macarronada da escola. O evento foi...

No último sábado (26), a Escola Especial Marlene Stieven, a Apae de Xaxim, realizou a 15ª edição da Macarronada da escola. O evento foi realizado no Pavilhão Comunitário São Cristóvão, no Bairro Ari Lunardi, em Xaxim.

Com um cardápio à base de macarrão, saladas e carne de suíno e frango, a ação reuniu centenas de pessoas que, além de participarem de um jantar delicioso, também contribuíram com a escola. De acordo com a diretora da Apae, Gilvane Giachini, cerca de 1.100 ingressos foram vendidos nessa edição da macarronada.

Além do cardápio principal, doces e peças de artesanato produzidos pelas voluntárias da escola estavam à venda no evento. Todo o valor arrecadado será revertido para a manutenção das atividades da escola ao longo do ano. Hoje, a Apae de Xaxim atende a 150 alunos.

Para o presidente da escola, Valdemar Carpenedo, a participação maciça da comunidade mostra o quanto a sociedade entende e apoia o trabalho desenvolvido pela Apae aqui de Xaxim. “Queremos agradecer à todos que adquiriram ingresso para essa edição da macarronada, que colaboram assim com o trabalho da escola, e também agradecer as comunidades, entidades, famílias, profissionais, professores aqui da Apae, enfim, todos que se empenharam para fazer essa com que esse evento acontecesse”.

Veja também

Banheiros públicos da Praça Frei Bruno de Xaxim serão fechados às 22h05/08/19 Nos próximos dias, os banheiros públicos localizados na Praça Frei Bruno serão fechados após as 22h. A medida será tomada após vários casos de depredação, conforme explica o Secretário de Administração Melchior Berté: “Precisamos tomar essa medida após os casos de vandalismo que vêm ocorrendo com......
Gincana vai marcar o Dia do Colono e Motorista em Marema09/07/19 Jogar futebol com uma vassoura; derrubar objetos com botoque; debulhar espigas de milho; correr com botas de borracha e com uma perna dentro de um saco. O ‘vassobol’ e demais atividades, vão integrar uma divertida gincana que vai marcar o......
Paróquia de Xaxim promove Festa em honra ao Padroeiro São Luiz Gonzaga10/06/19 Nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de junho, em Xaxim-SC acontece mais uma festa em honra ao Padroeiro São Luiz Gonzaga. A programação inicia na 5ª feira (dia 20) com solenidade de Corpus Christi. Às 15h, Missa e......

Voltar para Cidades