Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 14 de Junho de 2019 às 13h23

Mostra da Bezerra apresentou animais com alto patrão genético

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Além das atrações gastronômicas, a 2ª Festa da Polenta - realizada em Marema, no período de 07 a 10 de junho - também apresentou a...

Além das atrações gastronômicas, a 2ª Festa da Polenta - realizada em Marema, no período de 07 a 10 de junho - também apresentou a alta qualidade genética implantada na bovinocultura leiteira. Na Mostra da Bezerra, organizada pela Prefeitura e Epagri, em parceria com o Núcleo de Criadores da Bezerra, 14 produtores apresentaram 44 animais das raças Jersey e Holandesa.

O ponto alto da Mostra da Bezerra foi o desfile e o julgamento das raças, realizado na tarde do domingo (09). Trinta e nove animais foram julgados pelo médico veterinário Leonardo Moreira. O profissional, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, tem especialização em reprodução animal e mais de 20 anos de experiência em genética.

Conforme o julgador, que esteve pela primeira vez em Marema, a Festa da Polenta estava muito bem estruturada e com uma organização impecável. “Na Mostra da Bezerra, conferimos um trabalho especial junto aos produtores e um local bem adequado aos animais. Não conhecia o município e para mim foi uma grata surpresa o que foi apresentado,” afirmou.

Em relação aos animais, Leonardo Moreira destacou que a qualidade do rebanho apresentado, está diretamente relacionada ao investimento do município em melhoramento genético e a preocupação com o setor primário. “Os animais apresentados foram muito bons. As bezerras da raça Jersey me surpreenderam um pouco mais em termos de biotipo de animal. Hoje, essa raça é um pouco diferente daquele Jersey que se produzia antigamente, onde tínhamos animais pequenos e uma menor produção. Mas, o que eu vi em Marema, são animais de uma de uma qualidade muito grande, voltados para uma produção maior. Na raça Holandesa, também verificamos animais voltados para uma produção muito grande. Bezerras com um biotipo que mostram tecnicamente, que são animais produzidos para serem mais rentáveis dentro das propriedades,” esclareceu o avaliador.

Atualmente o município de Marema conta com quase 400 famílias agricultoras e a produção leiteira está presente em praticamente todas as propriedades. De acordo com a Prefeitura, a produção de leite representa 12,11% do movimento econômico local, com cifras anuais superiores aos R$ 13 milhões.

Veja também

Ponte Serrada divulga programação de aniversário de 61 anos15/07/19 O Prefeito Municipal de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel, entregou oficialmente ao público através de um vídeo publicado nas redes sociais, a programação de aniversário do município. No dia 27 de julho, Ponte Serrada completará 61 anos de emancipação. As comemorações iniciam no próximo dia 20 de julho. Para comemorar a......
Alunos do IFSC levam seu projeto para os EUA03/07/19 Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio: Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli, alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Santa Catarina......
Prefeitura de Xanxerê quer reestruturar Parque da Femi07/05/19 A administração municipal contratou através de licitação a empresa Eco & Eco, de Campinas (SP), para desenvolver o estudo de viabilidade, plano de negócios e anteprojetos para a reestruturação do......

Voltar para Cidades