Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 22 de Julho de 2019 às 15h20

Ponte Serrada festeja 61 anos de emancipação

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O Governo Municipal de Ponte Serrada promoveu na noite deste sábado (20) a abertura oficial da Semana do Município que segue com as festividades até o...

O Governo Municipal de Ponte Serrada promoveu na noite deste sábado (20) a abertura oficial da Semana do Município que segue com as festividades até o próximo dia 28 de julho. Ponte Serrada celebrou seus 61 anos de emancipação político-administrativa em uma noite glamourosa que reuniu mais de 300 pessoas na Associação Atlética Aimoré.
Estiveram presentes no evento o Deputado Federal Celso Maldaner e o Deputado Estadual Neodi Saretta, além de Vereadores do município e o Prefeito Alceu Alberto Wrubel (Tibe). O Prefeito da Cidade de Passos Maia Leomar Listoni e o Prefeito da cidade de Vargeão Volmir Felipe também estiveram prestigiando o evento.
Logo após o pronunciamento das autoridades foi servido pela Casa do Chef, um delicioso jantar acompanhado de uma boa música com o cantor Darci Ribeiro e após o jantar a animação ficou por conta da Banda Quinta Estação que mais uma vez abrilhantou o evento com um repertório musical variado agradando a todos. Durante o evento os presentes degustaram petiscos produzidos pela empresa pontesserradense Embutidos Serrano.
A Vereadora Milena Aparecida da Silva, representando o Poder Legislativo do Município em sua fala parabenizou a todos os pontesserradenses e reforçou o convite para a população participar das festividades alusivas aos 61 anos de Ponte Serrada.
O Deputado Estadual Neodi Saretta em seu pronunciamento enalteceu a cidade e seus moradores: “Com alegria participo desta linda comemoração do aniversário de Ponte Serrada, desejo a este município que continue forte, pujante e cada vez atendendo melhor sua população, destacou o Deputado.
Celso Maldaner, Deputado Federal, deixou seu reconhecimento a todos que fazem parte do progresso do Município: “Aos produtores rurais, motoristas, profissionais liberais, comércio, indústria e prestação de serviços nosso agradecimento. Queremos lembrar com carinho dos pioneiros que desbravaram Ponte Serrada, é um orgulho estar aqui prestigiando nesta solenidade, parabéns Ponte Serrada.”
O Prefeito Tibe deixou seu agradecimento a todos: “Quero agradecer a todos os que vieram para o jantar. A cada família, a cada um que nos deu o prazer da presença, confraternizando conosco nesta data tão especial para a cidade e é com satisfação que vemos aqui pontesserradenses reunidos, confraternizando o aniversário de nossa querida cidade. Queremos ainda agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a realizar esta grande festa”, enalteceu Tibe.

Veja também

Vigilância em Saúde de Xanxerê orienta alunos da rede municipal no combate ao Aedes aegypti07/05/19 A Vigilância em Saúde, através do Programa de Combate a Dengue, iniciou um ciclo de palestras para alunos da rede municipal de ensino. A primeira ação ocorreu na última sexta-feira (3), no Pequeno Príncipe. Os alunos foram orientados pela agente em saúde da Vigilância Entomológica, em como proceder nos cuidados, evitando água parada bem como......
Governo de Xaxim garante construção de Complexo Esportivo06/09/19 Depois das interferências realizadas pela Ong Salva no antigo Módulo Esportivo do Botafogo, o local voltou ao abandono, situação na qual esteve por mais de 20 anos. Até mesmo o local que foi reformado por mãos e......

Voltar para Cidades