Postado em 05 de Dezembro de 2018 às 14h55

Prefeito Menegolla frisa importância da gestão para obter sucesso na administração pública

Com obras em andamento, Menegolla destaca Parque Ecológico e reforma administrativa para 2019.

Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – Com um ano economicamente e politicamente atípico os prefeitos precisaram descobrir fórmulas para que o trabalho não parasse. Assim, em Xanxerê, a administração de Avelino Menegolla, encontrou na gestão e trabalho em equipe o formato ideal para conseguir fechar 2018 com as contas em dia. “Foi um ano bem proveitoso, nós tivemos mesmo com a dificuldade econômica do País, trabalhado muito com recursos próprios, em função de não ter muitas emendas, assim mesmo estamos chegando no final do ano com as contas em dia e o objetivo nosso era passar esse ano com o pé no chão, poder entrar o ano que vem mais estável”, disse o prefeito.


O que foi possível fazer em 2018
“Recuperamos muito o parque de máquinas, que é algo gradativo e todo o ano você tem que investir. Investimos na área da saúde, na educação cuidamos muito. Eu diria que na saúde praticamente zeramos alguns procedimentos com as cirurgias eletivas. Isso é reflexo da gestão, porque você não faz as coisas só com o dinheiro. Nós tivemos uma parceria muito importante com o Ministério Público que nos ajuda com sugestões e cobra não só o poder público, mas o usuário quando tem abuso como na perda de consultas agendadas. Xanxerê é exemplo para o Sebrae, com a Sala do Empreendedor, onde proporcionou para que as empresas fossem formalizadas com apoio e assim temos mais de 5% da população já formalizada. Isso é muito importante e o Sebrae disse que nós somos um dos municípios do Estado que mais cresceu. Isso é muito importante e precisamos fazer com que cada dia mais as pessoas possam acreditar no município. Mesmo com um ano difícil, nossa meta era finalizar com as contas em dia e pagamos o 13º salário antecipado fruto de uma equipe de trabalho, onde cada um fez sua parte. Nesse ano criamos o Conselho Gestor, que através da equipe tem dado uma economia muito grande, é um filtro que temos”, frisou.


Obras em andamento
Quanto às obras o prefeito destaca a entrega do Ginásio de Esportes Ivo Sguissardi o qual deixou para que os moradores dos bairros vizinhos escolham a data de inauguração. “Fizemos uma reunião com a comunidade e eles vão escolher a data da inauguração que será ou no dia do município ou no dia da tragédia”.
Tanto a Escola Padrão quanto o saneamento básico ainda estão em processo de conclusão e devem estar 100% funcionando somente no próximo ano.


Para 2019 o que esperar
“Em 2019 com novos governos a gente não sabe ainda o que pode acontecer, mas até a metade do ano não dá para esperar muita coisa, mas acreditamos que a economia vai melhorar, as pessoas vão investir mais. Xanxerê está de parabéns, porque em nenhum momento o empresário deixou de investir, a construção civil está bem acelerada e vamos ter uma arrecadação melhor para fazer frente as despesas que temos. Estamos concretizando a aquisição de uma área para aumentar o Parque Industrial em parceria com a Acix, onde a gente quer que novas empresas possam se instalar para gerar emprego e uma arrecadação melhor. Temos o sonho de um Parque Ecológico que estamos trabalhando para isso, para que no início de 2019 se concretize. E estamos fazendo pela área do turismo, já com a empresa realizando o levantamento para fazer um local onde os turistas possam parar e junto com isso a estrutura da nova rodoviária. São projetos para o desenvolvimento do município”.


Desafios futuros
Entre os obstáculos que o prefeito deverá passar no próximo ano, está a reforma administrativa e o cenário político sem representantes do Oeste.
“Sobre a reforma já demos inicio e até o mês de março queremos que possa acontecer para melhorar a gestão pública, isso vai contribuir muito para atender melhor a comunidade. Agora politicamente perdemos muito, não conseguimos eleger nenhum representante local. Muitos acham que a política não é necessária, mas eu sei o quanto é importante você ter um representante na Assembleia, no governo e isso nós vamos sentir lá na frente. Dos novos mandatários a gente acredita que possam fazer um bom trabalho e que possam olhar pelos municípios, porque hoje temos que aplicar mais de R$ 600 mil por mês que seria compromisso da União na área da saúde”.
 

Veja também

Em Faxinal, cidadão pode fazer denúncias sobre riscos de focos do mosquito da Dengue08/05 O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde vem trabalhando constantemente com ações de conscientização da população no combate ao mosquito transmissor da dengue. Em dezembro do ano passado, realizou juntamente com a Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica Regional, Léo Clube e Corpo de Bombeiros, uma Força Tarefa que fez uma......

Voltar para Cidades