Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 16 de Setembro de 2019 às 10h01

Região do Mirante do Trevo recebe dois poços artesianos e novos reservatórios.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A Prefeitura de Cordilheira Alta perfurou um novo poço artesiano no bairro Mirante do Trevo, um segundo poço passa pelo processo de instalação....

A Prefeitura de Cordilheira Alta perfurou um novo poço artesiano no bairro Mirante do Trevo, um segundo poço passa pelo processo de instalação. Até então todas as empresas e moradores da localidade, tanto na área residencial, como na área industrial às margem da Rodovia BR 282, utilizavam uma única rede de distribuição. A partir de agora, com a perfuração de um poço artesiano, a implantação de novos reservatórios e ampliação da rede de distribuição, as unidades de consumo localizadas na região da empresa SCANIA e arredores, passam a usufruir de rede exclusiva.
Além de resolver os problemas da região atendida a obra favorece a área residencial, nos altos do Bairro Mirante do Trevo, que agora passa a contar com a antiga rede apenas para o seu consumo.

Para definitivamente sanar os problemas do Mirante do Trevo, a administração municipal também perfurou um novo poço artesiano que no momento passa pelo processo de instalação e também será integrado na rede já existente.

Para o Secretário da Água, Arduíno Nardino, as obras devem resolver definitivamente os problemas daquela região. “Acreditamos que com esta nova rede e a perfuração do poço no Mirante do Trevo, toda esta região não sofra mais nenhum transtorno com o fornecimento de água”, comenta.

O prefeito Carlos Alberto Tozzo se diz satisfeito por estar atendendo mais um anseio da população. “Quando assumimos o governo a população nos pedia muita atenção para o setor da água e já realizamos investimentos históricos neste setor. Agora com este investimento no Mirante, temos a certeza que também esta região vai estar com os problemas totalmente resolvidos. Ficamos felizes em poder atender um anseio tão importante da nossa população”, finaliza.

Veja também

Grupo Escoteiros Caingangue promove VIII Festival da Pizza Escoteira05/06/19 O Grupo Escoteiro Caingangue de Xanxerê, com intuito de arrecadar fundos para a manutenção de suas atividades, promove o VIII Festival da Pizza Escoteira, no dia 15 de junho. As pizzas serão montadas pelos escoteiros com auxílio de alguns pais e estarão prontas para assar. Elas deverão ser retiradas na Sede dos Escoteiros, na Rua Argemiro Carvalho, Bairro La Salle das......

Voltar para Cidades