Postado em 19 de Dezembro de 2018 às 17h12

Rubens Marafon destaca trabalhos e avanços da Educação e Cultura de Xaxim

Secretário municipal fez uma avaliação das atividades de 2018

Um ano de muito aprendizado e de inúmeros avanços na Educação e na Cultura dos xaxinenses. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenada pelo Secretário e Professor Rubens Marafon, conclui o ano comemorando as ampliações e reformas das unidades educacionais, aquisições, aumento da frota e realização de eventos que fomentaram a educação de Xaxim em nível regional.

Ampliação, Reformas e Pinturas das Unidades Educacionais
Somente em 2018, a Secretaria concluiu a construção de oito novas salas de aula. Cinco para a Escola Ari Lunardi; uma nova sala para a Biblioteca da escola; implantação de um novo laboratório de informática; uma nova sala para o Projeto Aprender da Escola, além de duas salas amplas e modernas para o Centro de Educação Infantil Maria Lunedo Batistella.
Construção de duas novas salas de aulas amplas e modernas para o Centro de Educação Infantil – Ceim Rosa Zambenedetti, no Bairro Santa Terezinha; adequação de toda a acessibilidade; construção de uma nova rede de esgoto para o Ceim; construção de uma nova sala ampla para o Ceim Prosperina Folle; adequações de acessibilidade da creche; construção de uma nova cozinha, com novos móveis e também novo refeitório para o Ceim Prosperina.
Também em 2018, foi realizada a pintura em todas as unidades escolares do município; reforma e adequações de acessibilidade na Casa Familiar Rural, localizada na Linha de Pilão de Pedra e, realizada a tão aguardada construção do novo espaço para a Biblioteca Pública Municipal Desembargador Alves Pedrosa, que será inaugurado no próximo ano. Também, foi realizada a reforma e a recolocação de abrigos escolares em diversos pontos do município.

Aquisições
Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura melhor equipou e melhorou a condição de trabalho dos servidores da Secretaria com a aquisição de eletrodomésticos para as escolas e creches; aquisição de móveis, eletroeletrônicos e utensílios diversos para as cozinhas das unidades escolares; novos carrinhos, brinquedos e camas especiais para os Ceim’s; aquisições de dezenas de instrumentos musicais para a Casa da Cultura e para o Projeto Humanizando Vidas; compra de televisores novos e substituição do piso por lâminas nas salas de aula dos Ceim’s; distribuição de uniformes escolares para todos os alunos da Rede Municipal.
Também em 2018, a Secretaria melhorou a condição de todos os parquinhos das escolas e creches, instalando novos playgrounds para alegria e conforto das crianças; efetuou a compra de novas carteiras e cadeiras; realizou a padronização da rede lógica e de internet em todas as unidades; e comprou sete novos veículos, além de uma van para 20 lugares para uso da Rede Municipal de Ensino e um novo ônibus escolar.
A Secretaria também realizou melhorias nos veículos, como compra de pneus de boa qualidade, aumentando assim a vida útil dos mesmos e reduzindo gastos com borracharia; instalado isofilme em todos os veículos do transporte escolar, visando o maior conforto dos alunos e realizada a manutenção mecânica e elétrica de todos os veículos da frota, para melhorar a qualidade do transporte escolar.

Eventos Promovidos
Para movimentar a educação e contribuir para a cultura dos xaxinenses, em 2018 a Secretaria realizou a Primeira Feira Municipal do Livro; A Conferência Municipal da Educação – CONAE; o Fórum Regional de Educação, além da Capacitação de Lideranças e Gestores para Diretores e Coordenadores e cursos, treinamentos e palestras de aprimoramento dos profissionais da educação.
“Estou trabalhando na Educação fazendo uma gestão diferenciada, aliando a experiência e bagagem que tenho com a boa gestão dos recursos na Secretaria. Este ano foi de muito trabalho, de grandes avanços e de obras significativas para a nossa Educação e nossa Cultura. Todos podem ter certeza de que os recursos da Educação são investidos com eficácia em melhorias para nossos servidores e, principalmente, para nossos professores e alunos. O próximo ano será ainda melhor, de muitas conquistas e melhorias. Será um ano de investimentos e ampliação da Rede da Educação. Agradeço a toda minha equipe, que diariamente se dedica em prol da educação de Xaxim. Meu reconhecimento ao Prefeito Lírio e ao Vice Adriano, que sem dúvida, são grandes gestores e que entendem as necessidades da pasta”, finalizou o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon.

Veja também

Xanxerense de 57 anos está desaparecido04/09 A família Bertuol comunicou o Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê sobre o desaparecimento Senhor Leonir Bertuol, de 57 anos. Segundo familiares ele foi avistado pela última vez ontem (03) na rua Euclides Hack, do bairro Vila......
Prefeitura de Marema vai pavimentar ruas com recursos próprios14/08 Moradores das ruas beneficiadas com reperfilagem asfáltica foram recebidos na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete do Prefeito Adilson Barella. O objetivo do encontro foi lançar o Programa Avançar Marema. Nesta primeira......

Voltar para Cidades