Postado em 08 de Maio de 2019 às 17h01

Secretário de Saúde de Xaxim esclarece dúvidas sobre serviços de saúde

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A convite dos vereadores xaxinenses usaram o espaço da tribuna do Poder Legislativo, na reunião de terça-feira, 07 o secretário Municipal de...

A convite dos vereadores xaxinenses usaram o espaço da tribuna do Poder Legislativo, na reunião de terça-feira, 07 o secretário Municipal de Saúde, Davi Provensi Machado e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza que foram questionados pelos vereadores sobre diversas situações na área da saúde.
Os vereadores questionaram sobre as filas que acontecem de madrugada nos postos de saúde. Segundo ele isso não deveria acontecer, pois as consultas deveriam ser agendadas previamente, sendo que os pacientes não precisam ir pela madrugada buscar consultas de livre demanda, e caso seja urgente deve procurar o pronto atendimento do Hospital Frei Bruno.
Machado alertou e orientou a população pedindo maior participação nas reuniões dos Conselhos locais de saúde, que é onde são tomadas as decisões importantes para o funcionamento das unidades de saúde. Além disso, informou que infelizmente, ainda existe um grande número de pessoas que agendam consultas, entre outros procedimentos nas unidades de saúde e não comparecem.
A respeito das cirurgias, o secretário citou que parte delas são pagas pelo estado e parte pelo município, sendo o maior valor arcado pelo município.
Sobre os médicos não liberarem receitas sem consulta, o secretário diz que os profissionais não podem simplesmente receitar sem conhecer o histórico do paciente. Com relação a farmácia municipal Davi diz estar completa. Questionado sobre os pacientes que consultam particular e não poderem usar a van do município para realizar os exames em outro município. Davi disse que caso aja lugar pode, só não pode tirar o lugar de pacientes do SUS.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Elizete de Souza também respondeu questionamentos sobre a dengue no município. Segundo ela são poucas as agentes em campo por diversos motivos, mas os trabalhos de prevenção e fiscalização está sendo feito, porém muitas pessoas não recebem muito bem as agentes, e convidou os vereadores para irem junto verificar in loco. Elizete comunicou que já são dois os casos de dengue em Xaxim, contraídos fora do município. O Fumacê está sendo feito para que se evite a proliferação dos mosquitos.

Fonte: Câmara de Vereadores de Xaxim

Veja também

Primeira parcela do 13º salário já foi paga aos servidores da Prefeitura de Marema05/06/19 Já está na conta dos servidores da Prefeitura do Marema, o valor referente à primeira parcela do 13º salário. O pagamento aconteceu no início dessa semana. Conforme a Administração Municipal, o adiantamento do benefício vai provocar um impacto financeiro de aproximadamente R$ 164 mil na economia do município. Conforme o Prefeito Adilson......
Curso de Direito realiza a XX edição do Concurso de Oratória24/06/19 O Concurso de Oratória é realizado desde 2006 no curso de Direito da Unoesc Xanxerê, na disciplina de Atividades Curriculares Complementares I, ministrada pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset. A vigésima......

Voltar para Cidades