Postado em 06 de Dezembro de 2018 às 13h43

Taxa de iluminação pública vai ficar mais cara em Xanxerê

Prefeitura busca reequilibrar as contas e o reajuste será necessário.

Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – A administração municipal está realizando um estudo de levantamento para ajustar o valor da taxa de iluminação pública. O cálculo do valor cobrado é feito em cima de quanto o estabelecimento comercial ou residencial consome, porém, segundo o prefeito Avelino Menegolla e o secretário de Administração e Finanças Jader Danielli, os valores arrecadados estão defasados, não sendo possível realizar os serviços necessários com o que se recebe.


A Prefeitura ainda não sabe que forma fará o reajuste, mas já é certo que a taxa de iluminação será maior a partir de 2019. Se cogita algo que não onere os contribuintes, mas que auxiliará a equilibrar o gasto.


“Hoje o que se arrecada com a iluminação não é suficiente, e o reajuste é necessário. São medidas que temos que ter coragem para seguir em frente, para prestar um bom trabalho e para isso precisamos ter a contrapartida”, disse Danielli.
Conforme o prefeito, o próprio Tribunal de Contas atesta que as administrações precisam buscar o equilíbrio das contas, mesmo que medidas impopulares precisem ser aplicadas.


“Precisamos deste equilíbrio, vamos analisar bem de que forma vamos fazer. A intenção é fazer a iluminação em led em todo o município, como foi feito no ginásio Benjamin Menegolla e no Caic, onde já percebemos a economia que a lâmpada de led gera. Estamos procurando ser bem conscientes e trabalhar só com um reajuste previsto, a ideia é sempre onerar o menos possível”, finalizou o prefeito.
 

Veja também

Governo de Xaxim empossa membros do Conselho Municipal da Mulher02/07/19 Aconteceu na manhã de hoje (02), no Gabinete Municipal, a posse dos membros do Conselho Municipal da Mulher. Na oportunidade, o Prefeito Lírio Dagort empossou 58 membros, entre titulares e suplentes, que representarão o Poder Público, sendo 50% da esfera governamental e 50% da esfera não governamental. Os membros do Conselho terão mandato de dois anos com permissão......
Departamento de Cultura de Ponte Serrada mostra arte nas ruas28/06/19 A cultura vem se destacando em Ponte Serrada. A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura possuem em seu cronograma diversas atividades que envolvem alunos de todas as idades que queiram aprender algo novo. No......

Voltar para Cidades