Postado em 06 de Dezembro de 2018 às 13h43

Taxa de iluminação pública vai ficar mais cara em Xanxerê

Prefeitura busca reequilibrar as contas e o reajuste será necessário.

Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – A administração municipal está realizando um estudo de levantamento para ajustar o valor da taxa de iluminação pública. O cálculo do valor cobrado é feito em cima de quanto o estabelecimento comercial ou residencial consome, porém, segundo o prefeito Avelino Menegolla e o secretário de Administração e Finanças Jader Danielli, os valores arrecadados estão defasados, não sendo possível realizar os serviços necessários com o que se recebe.


A Prefeitura ainda não sabe que forma fará o reajuste, mas já é certo que a taxa de iluminação será maior a partir de 2019. Se cogita algo que não onere os contribuintes, mas que auxiliará a equilibrar o gasto.


“Hoje o que se arrecada com a iluminação não é suficiente, e o reajuste é necessário. São medidas que temos que ter coragem para seguir em frente, para prestar um bom trabalho e para isso precisamos ter a contrapartida”, disse Danielli.
Conforme o prefeito, o próprio Tribunal de Contas atesta que as administrações precisam buscar o equilíbrio das contas, mesmo que medidas impopulares precisem ser aplicadas.


“Precisamos deste equilíbrio, vamos analisar bem de que forma vamos fazer. A intenção é fazer a iluminação em led em todo o município, como foi feito no ginásio Benjamin Menegolla e no Caic, onde já percebemos a economia que a lâmpada de led gera. Estamos procurando ser bem conscientes e trabalhar só com um reajuste previsto, a ideia é sempre onerar o menos possível”, finalizou o prefeito.
 

Veja também

Passos Maia - Celesc anuncia medidas para melhorar distribuição de energia elétrica16/04/19 A Celesc pretende promover investimentos nas redes de energia elétrica e melhorar a distribuição aos consumidores do município de Passos Maia. As medidas foram anunciadas pela empresa por meio de um ofício encaminhado recentemente ao setor jurídico da administração municipal. Ainda no final de fevereiro, uma reunião entre dezenas de moradores tratou sobre as quedas de energia elétrica em todo o município. Na......
Recicla Xaxim coleta 2,5 toneladas de lixo eletrônico05/08/19 No último sábado (3) em mais uma edição do Recicla Xaxim, foram coletados aproximadamente 2,5 toneladas de lixo eletrônico entre computadores, telefones celulares, baterias, televisores, câmeras fotográficas,......

Voltar para Cidades