Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 28 de Janeiro de 2019 às 13h51

Tragédia em Brumadinho: 60 mortes confirmadas

19 corpos identificados e lista tem 292 pessoas sem contato


Brumadinho - O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que as tropas israelenses devem iniciar ainda hoje os trabalhos de buscas por vítimas. Segundo ele, os militares participarão de uma reunião para combinar a operação e depois serão levados à região em que ficava o centro administrativo da Vale, perto da barragem. Os israelenses trouxeram sonares e equipamentos capazes de detectar vozes e ruídos embaixo da lama. Aihara disse que a ideia é começar a usá-los já nesta tarde.


O presidente em exercício Hamilton Mourão defendeu nesta segunda apuração para identificar e punir os responsáveis pela tragédia em Brumadinho. Segundo Mourão, é preciso “punir mesmo” os responsáveis pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na sexta.


RESUMO
• Barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas e vegetação da região.
• Até o momento, há confirmação de 60 mortos; 19 foram identificados; há 292 desaparecidos, 192 resgatados, 382 localizados e 135 desabrigados.
• Lama removeu refeitório da Vale e pousada do local em que ficavam; havia 35 pessoas na pousada; pontos da cidade seguem ilhados.
• Buscas estão no quarto dia, e número de mortes deve crescer; 136 militares de Israel darão apoio aos bombeiros.
• Vale suspendeu pagamento de dividendos e de bônus a executivos, e criou comitês para ajudar vítimas, reparar danos e descobrir responsáveis.

(fonte: G1)

Veja também

Associação Espírita Chico Xavier - Coragem e Fé15/04/19 Continuar a serviço do bem, quando tudo nos pareça uma esteira de males sob os pés, - eis a real significação da lealdade ao Senhor. Manter-se de coração tranquilo e alma impávida, na oficina dos ideais superiores, a convertê-los em realidade, sem esmorecer, na execução dos mais pesados deveres, quando muitos dos companheiros dos primeiros dias, já se tenham distanciado de nós e perseverar trabalhando, com a......
Cresol e parceiros realizam Feirão de Veículos em Xaxim16/09/19 Para quem quer comprar seu primeiro veículo ou até mesmo trocar de carro a Cresol Xaxim está promovendo no dia de hoje (16) o Feirão de Veículos, com taxas a partir de 0,99%a.m. De acordo com o gerente comercial Josimar......
Empresário Oscar Martarello vai presidir a ExpoFemi 202010/06/19 A Prefeitura de Xanxerê anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), Oscar Martarello como presidente e Carlos Stähelin, vice-presidente da ExpoFemi 2020. O evento aconteceu no auditório do centro administrativo e contou com a......

Voltar para Cidades