Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 25 de Março de 2019 às 14h25

Vargeão lança programação do mês de aniversário do município

Cidade comemora os 55 anos de emancipação política e administrativa em abril

Vargeão - Uma programação especial foi elaborada para a comemoração dos 55 anos de emancipação política e administrativa de Vargeão. As datas festivas, que seguirão durante todo o mês de abril, foram divulgadas à população nesta segunda-feira, dia 25.

Já no primeiro final de semana ocorrerá a 5ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual no CTG Porteira Vargeonense. Com início na sexta-feira, dia 5, o evento se estende até o domingo, dia 7, na Fazenda Biotto.

No sábado seguinte, dia 13, é a vez da 1ª Meia Trilha do Moto Clube Vargeão fazer parte da programação de aniversário da cidade. A competição terá largada no início da tarde na Linha Santo Antônio.

Ainda no sábado à noite as festividades têm continuidade com a realização do tradicional Jantar Italiano que será realizado no Centro Comunitário do município, a partir das 20 horas, com direito a baile.

No domingo, dia 14, é a vez de mais uma modalidade esportiva estrear, com a abertura do Campeonato de Futebol Suíço, programado para ter início às 9 horas no Estádio Municipal.
No dia 21 de abril, data do aniversário de Vargeão, não haverá programação preparada pelo Governo Municipal já que será comemorado junto ao domingo de Páscoa.

Na sequência, um dos eventos mais aguardados acontece no final de semana seguinte. A 5ª Feira/Mostra da Novilha ocorre nos dias 26, 27 e 28 de abril, de sexta a domingo. Realizada a cada dois anos, a feira feita na sede do Clube da Bezerra recebe milhares de pessoas que visitam o local com a família e aproveitam para fazer negócios com as dezenas de expositores.

Já em maio, no dia 10, o ciclo de eventos especiais em comemoração aos 55 anos de Vargeão se encerra com a abertura do Campeonato Municipal de Truco em Trio. O já tradicional evento terá sua primeira rodada realizada na comunidade de Linha Marini, a partir das 19h30.

Com um calendário repleto de atrações, a expectativa é de que milhares de pessoas passem pelo município durante os eventos organizados à população vargeonense e aos visitantes das cidades vizinhas.

(fonte: Oeste Mais)

  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

Veja também

Rematrículas da rede municipal iniciam na próxima segunda-feira em Xanxerê22/10/19 As rematrículas para a rede municipal de ensino de Xanxerê começam na próxima segunda-feira (28). De 28 de outubro a 05 de novembro é o período destinado a renovação das matrículas da rede municipal, conforme o cronograma encaminhado pelas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) na agenda do aluno. A matrícula......
Rios Jacu e Jacutinga estão com níveis muito abaixo do habitual12/09/19 FOTO ARQUIVO A Casan de Xaxim emitiu um comunicado a população referente a estiagem que afeta a região. A estatal solicita uso responsável da água. Segundo o comunicado, os Rios Jacu e Jacutinga estão com......

Voltar para Cidades