Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 05 de Junho de 2019 às 09h08

Xaxim promove até sábado 2ª Feira do Livro

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Para estimular a leitura e a viagem pelo mundo da imaginação, o Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove de 5...

Para estimular a leitura e a viagem pelo mundo da imaginação, o Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove de 5 a 8 de junho a 2ª Feira do Livro nas dependências do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejax), no 2º piso do Salão Paroquial. De quarta a sábado, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h, haverá venda de livros e espaço para leitura no local.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon, “há variedade de livros com preços especiais para todas as idades. Levaremos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino para que conheçam a Feira e também convidamos toda a nossa comunidade para que visite e estimule o hábito da leitura nas crianças e adolescentes”, finalizou.

Veja também

Atleta xaxinense é destaque em campeonatos de tiro esportivo18/04/19 Na foto Paulo Celuppi (à direita) recebe premiação de terceiro lugar Os clubes de caça e tiro na região Oeste começam a ganhar mais notoriedade com o aumento de praticantes do tiro esportivo e pelo destaque de atletas regionais em competições estadual e nacional. É o caso do empresário xaxinense Paulo Cesar Celuppi que em poucos anos......
Membros do Conselho Municipal de Habitação são empossados em Xaxim14/05/19 O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, deu posse na manhã desta terça-feira (14), no Gabinete, aos membros do Conselho Municipal de Habitação, que tem por objetivo definir as prioridades dos investimentos públicos na......
Marema fará eleição para mais duas vagas no Conselho Tutelar18/10/19 Estão abertas as inscrições para interessados em participar das eleições para o cargo de Conselheiro Tutelar de Marema. Dois cargos estão disponíveis, mais vagas de suplentes. As inscrições devem......

Voltar para Cidades