Postado em 08 de Fevereiro às 14h47

A verdadeira notícia sempre na sua mão

Seja no papel ou no celular, ler e estar informado nos move.

Por Joimara S.Camilotti

Sim, era uma vez jornais cheios de informações privilegiadas que chegavam cedinho na casa do leitor. Muitos entregues por jovens meninos em suas bicicletas, por pais de família em suas motos, fazendo chuva ou sol, lá estava o jornal chegando na casa, no trabalho, na área rural. Pois bem, infelizmente essa é a realidade de poucos municípios. Fazer jornal diário e entregá-lo todos os dias foi ficando inviável, difícil, quase impossível, mas não por falta de mão-de-obra ou por ausência de notícias, mas sim pelo alto custo da produção e pela falta de retorno financeiro suficiente para cobrir os gastos.

Para se ter uma dimensão dos fatos, o famoso Diário Catarinense deixou de circular no Oeste a partir desta semana. Logo eles, fortes no Estado todo, também sentiram que está difícil se manter e, assim, quem era assinante deixa de receber o periódico de Joaçaba sentido ao Oeste.

Não é de hoje que o papel/jornal é artigo caro, que manter uma empresa com tantos impostos de portas abertas vem ficando difícil, e também não é de hoje que nos vemos mergulhados na era digital. Sim, a internet veio para somar, mas também para, digamos, “roubar” os leitores, assinantes e anunciantes do tão famoso e antigo jornal impresso.

Hoje, com um clique qualquer pessoa tem acesso rápido a qualquer acontecimento no mundo. Qualquer cidadão virou repórter de rua, relatando no momento com fotos e vídeos o que está acontecendo. E isso é ruim? Não e sim. Não, porque as pessoas conseguem obter a informação mais rapidamente, mas sim, porque nem sempre o que é propagado é o coerente ou verdadeiro, pois existem diferenças entre o que é relatado por um profissional que passou mais de quatro anos estudando para saber como informar o leitor.

Mas os tempos são outros e a mídia impressa precisa se reinventar. Não deixando de ser o jornal impresso de sempre, aquele que o leitor tem gosto de pegar e folear, de recortar a foto, a receita, de rir com a piada, de entender o que pensa tal político, a opinião do colunista e tudo mais. Mas sim o tempo de se manter no mercado competitivo em outro formato. Assim, o seu Folha Regional, que por 13 anos tanto lutou para estar presente em todos os locais, deixa de ser diário e passa a ser semanal. Isso mesmo, vamos continuar circulando, informando com credibilidade e da maneira que nossos leitores e assinantes gostam, só que apenas uma vez na semana. 

Mesmo assim, não deixamos de nos adequar às novas tendências. Estamos também na era digital. Hoje o Grupo DX é detentor da plataforma digital Portal DX (www.portaldx.com.br). Um site de notícias diárias, com informações da região, estado e Brasil. Os fatos do dia, que antes você acompanhava no impresso, agora vão estar na hora na palma da sua mão, com um clique no celular. 

Caro leitor, que possamos seguir nesta jornada da informação juntos, seja ela impressa, falada, digitada ou televisiva, mas que não deixemos a leitura e a vontade de estar informado sobre os fatos ir se abatendo com o tempo.
Boa leitura, sempre!!

Veja também

Mensagem da Associação Espírita Chico Xavier03/07 Viver em Paz - "..Vivei em paz..." Paulo, (II CORÍNTIOS. 13:11.) Mantém-te em paz. É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear a ninguém. Para isso, contudo - para que a tranquilidade te banhe o pensamento -, é necessário que a......
Da Redação: AIDS parece não preocupar mais a população07/12/18 As campanhas contra o HIV são cada vez maiores, valor inversamente proporcional ao quanto as pessoas, principalmente os jovens, se preocupam com a doença. ...

Voltar para Colunistas