Postado em 24 de Outubro às 18h19

Coluna Joimara 2

JOIMARA (18)

De ponta-cabeça
Bom lembrar que segunda-feira, dia 15, é o Dia do Professor e nada mais justo que enaltecer o trabalho dessa classe, que passa anos sofrendo com baixos salários, sem previsão de emprego e até mesmo sendo humilhado e agredido em sala de aula.

Renovação
Não foi só Xanxerê que mostrou a vontade pela renovação em todas as esferas políticas. Em Xaxim, a votação do candidato a deputado estadual Ivo Silveira, do PSL também surpreendeu. Por ser do partido de Jair Bolsonaro, estar há anos no ramo, se imaginava que Silveira ficaria muito bem colocado, mas não atingiu 30% do que esperava. Foram 6.803 votos que mostram que Xaxim também quer mudança.

Foca num e não foca no outro?!
O bonito agora é ver as confusões internas de grupos de Whatsaapp. É que se focou tanto no 17 que agora está difícil pensar no 55 por exemplo e o trabalho aqui na Amai, vem sendo para eleger um candidato da região, Gelson Merisio no caso. Por hora, Bolsonaro já subiu em cima do muro e declarou que não vai se manifestar a favor de seu candidato Comandante Moisés ou de Gelson Merisio, que declarou apoio e levou vários prefeitos da sigla no mesmo barco.

Concentração
A peleia no estado vai ser grande e agora com somente duas opções, o cerco vai apertar e os cabos eleitorais vão ter muito trabalho. Dos municípios da Amai, Merisio é a preferencia disparada só em Lajeado Grande, onde obteve 50,41% da preferência, o que representa 554 votos, seguido de Xaxim 47.20% e Xanxerê com 42.51%. O trabalho agora, visando eleger o candidato deverá se concentrar no litoral e aqui na Amai nos municípios de Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, São Domingos e Ipuaçu.

Vai ficar assim
Prefeitura iniciou a troca de lâmpadas em frente a Rodoviária, um cartão postal abandonado e que deve ficar assim, até que o novo projeto saia do papel. Quem frequenta o local se assusta tamanha a situação de falta de manutenção que tem por lá. Além de parte da estrutura do telhado nas laterais estar caindo, a quantidade de buracos no asfalto é imensa. Pelo que se houve das autoridades, não vai ter mudança não, porque o objetivo é mudar a rodoviária de lugar de vez e naquele ponto disponibilizar para quem sabe, um centro comercial.

Na onda

Nunca se viu falar tanto em fake news como neste pleito. Agora passado o primeiro turno os eleitores começam a perceber a tamanha da barbárie que rolou solta nas redes sociais. De todos os lados e partidos foi jogado alguma coisa que não era verídica, indo desde que o fulano disse até que fulano está sujo com a justiça. Por mais que a mídia tentou mostrar que a onda de fake news era imensa, ainda teve quem compartilhou e replicou centenas de vezes e que ainda continua. O cuidado precisa ser redobrado porque de uma simples piada, as fake estão prejudicando muita gente.

Quer saber?

A procura aumentou significativamente por informações de ambos os candidatos de Santa Catarina. Quem nunca tinha ouvido falar em Comandante Moisés está antenado para saber mais e comparar as propostas.

Veja também

Trabalho em equipe05/12 Não bastasse o gasto com as férias dos servidores e três grandes obras em andamento, chegou mais uma conta para pagar: o reajuste nos preços de materiais de obras iniciadas ainda em 2010. Recurso que não estava previsto e......

Voltar para Colunistas