Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 23 de Novembro de 2018 às 11h06

Da Redação: "Comandante Moisés, olhai por nós"

  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

O Oeste catarinense novamente deve sofrer com a cedência de Bombeiros Militares para a Operação Veraneio, que acontece todos os anos no litoral do estado. Conforme a matéria da página 9, Xaxim perderá 12% de seu efetivo neste período. 

A expectativa é de que o governador eleito, bombeiro militar por profissão, olhe com bons olhos a situação da Corporação em toda a SC, é óbvio, mas que tenha uma atenção especial com os municípios da região oeste, que tanto sofrem com o baixo número de efetivo em comparação ao litoral do Estado. Caso contrário, como brinca o Major Walter Parizotto, comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar “Talvez a solução seja trazer o mar para cá”. 

2º Pelotão
Em Xaxim atualmente o efetivo é composto por 16 bombeiros. Em dezembro serão 13. Treze profissionais para atendimento de emergência (ambulância), combate a incêndios, parte administrativa, vistorias, alvarás, e etc. Atendendo não só Xaxim, mas também Marema, Lajeado Grande e Entre Rios, respeitando a escala de 24h de serviço por 48h de folga, fica a dúvida: Quem irá socorrer àqueles que sempre nos socorrem?

Parece brincadeira
Pode até parecer piada´, mas não é. Nos últimos quatro anos Santa Catarina não havia realizado concurso para Bombeiro. Em 2018 se formaram 315, motivo para comemoração? Não, porque nestes quatro anos cerca de 400 bombeiros se aposentaram.

------------------

Que cidade linda!
O vídeo realizado pelo Governo Municipal de Xaxim em parceria com a CDL para a divulgação do evento que inaugura as luzes de natal de Xaxim enaltece muito bem beleza da cidade. As imagens gravadas com o auxílio de um drone mostram como a pintura das ruas e as lâmpadas de Led mudaram o cenário noturno da cidade. Sem contar com o pôr-do-sol, beleza natural capturada pelas lentes. 

------------------

Callfass volta à câmara de Xanxerê
O Delegado Fernando Callfass retornou ontem à Câmara de Xanxerê, lugar onde muito atuou. Desta vez, porém, o Delegado regional utilizou a tribuna para falar sobre o prêmio que a 16ª Delegacia Regional de polícia de Xanxerê recebeu por ser a mais produtiva e eficiente de Santa Catarina. Na oportunidade, Callfass recebeu uma placa em nome de todos os profissionais de Polícia Civil que contribuíram para o resultado do primeiro semestre.

Veja também

A imagem da semana01/03/19 Não foi a quantidade de público que assistiu o show de Teodoro e Sampaio, nem as máquinas em frente a Praça Tiradentes, mas sim, o corte do bolo dos 65 anos de Xanxerê. Especificamente quem faltou na foto! Não se pode......
Fala Mulher: Ediane Piaseski14/12/18 “Pessoas criam, produzem, inspiram, e merecem Reconhecimento”.  ...

Voltar para Colunistas