Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 30 de Novembro de 2018 às 16h30

‘Fala Mulher’: Juciane Rosset Piasseski

Juciane Rosset Piasseski - Proprietária da Sonhare ambientes 

Todos querem um cantinho para chamar de seu e contar pedaços de sua história e personalidade, seja por meio de um móvel ou item de decoração. Esse é o verdadeiro espírito de morar: conforto prático de uma vida moderna somado ao conforto emocional, aliando requinte, modernidade e estilo. Nada melhor do que sentir-se feliz e especial no ambiente em que vive. E é exatamente esse o objetivo da Sonhare Ambientes. 

Concebida no ano de 2006, em Xaxim, a Sonhare teve início como uma loja de colchão e artigos para quarto. Após três anos de crescimento, o negócio idealizado por Juciane Rosset Piasseski se expandiu e chegou em 2009 à cidade de Xanxerê – desta vez com o nome ‘Sonhare Ambientes’. “Nossa intenção é fazê-los feliz dentro da própria casa e sentir prazer em estar com a família reunida. Afinal, quem não quer um lar aconchegante e confortável?”, indaga Juciane Rosset Piasseski, proprietária da Sonhare Ambientes. 

“Acreditamos que o lugar em que moramos tem a capacidade de mudar nossas vidas e que luxo não é ter uma casa para ser mostrada. Para nós, o luxo está em uma casa criada para ser vivida, compartilhada com pessoas queridas ou, simplesmente, desfrutada a sós, rodeadas de um mobiliário e objetos que façam parte de sua história”, destaca Juciane 

Hoje, a loja, especializada em móveis e decoração, possui mais de 200 fornecedores e mais de 10 mil itens. Desde o tapete até o lustre, da mesa de jantar até a xícara de chá. A loja dispõe de uma imensa gama de opções para mobiliar, decorar e, até mesmo, reformar sua casa ou estabelecimento comercial da maneira que sempre sonhou. “Tudo isso é fruto de uma equipe parceira – colaboradores, profissionais de arquitetura e decoração –, que seguem conosco nessa caminhada”.

Veja também

Em obras06/12/18 Quem deve passar o fim de ano com uma boa conquista são os moradores do Bairro Castelo Branco. Os trabalhos estão a mil para pavimentar as ruas do bairro. O pedido era antigo e a necessidade era imensa, até porque o bairro não é grande e com um bom planejamento seria possível atender a necessidade dos moradores. Agora, o que os moradores também esperam é a......
Opinião Franscismar Martins12/04/19 O destino do PP No ano que antecede a mais um pleito municipal não se sabe qual direção trilhará o Partido Progressista de Xaxim. Já tivemos a saída do partido do então candidato a prefeito, empresário Fábio Cordenonsi e mais recentemente a entrada de......
Organização15/03/19 Se há uma palavra que combina com administração pública é organização. Utilizada em primeiro lugar em qualquer situação, os reflexos das ações tem mais chance de darem certo, no......

Voltar para Colunistas