Postado em 16 de Setembro de 2019 às 08h32

Mensaqgem e convite Associação Espírita Chico Xavier

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina LEI DE DESTRUIÇÃO I – Destruição Necessária e Destruição Abusiva 728. A destruição é uma...

LEI DE DESTRUIÇÃO

I – Destruição Necessária e Destruição Abusiva

728. A destruição é uma lei da Natureza?
– E necessário que tudo se destrua para renascer e se regenerar porque isso a que chamais destruição não é mais que transformação, cujo objetivo é a renovação e o melhoramento dos seres vivos.

728 – a) O instinto de destruição teria sido dado aos seres vivos com fins providenciais?
– As criaturas de Deus são os instrumentos de que ele se serve para atingir os seus fins. Para se nutrirem, os seres vivos se destroem entre si e isso com o duplo objetivo de manter o equilíbrio da reprodução, que poderia tornar-se excessiva, e de utilizar os restos do invólucro exterior. Mas é apenas o invólucro que é destruído e esse não é mais que acessório, não a parte essencial do ser pensante, pois este é o princípio inteligente indestrutível que se elabora através das diferentes metamorfoses por que passa.

729. Se a destruição é necessária para a regeneração dos seres, por que a Natureza os cerca de meios de preservação e conservação?
— Para evitar a destruição antes do tempo necessário. Toda destruição antecipada entrava o desenvolvimento do principio inteligente. Foi por isso que Deus deu a cada ser a necessidade de viver e de se reproduzir.

733. A necessidade de destruição existirá sempre entre os homens na Terra?
—A necessidade de destruição diminui entre os homens à medida que o Espírito supera a matéria; é por isso que ao horror da destruição vedes seguir-se o desenvolvimento intelectual e moral.

734. No seu estado atua], o homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais?
— Esse direito é regulado pela necessidade de prover à sua alimentação e à sua segurança; o abuso jamais foi um direito.



Perguntas e Resposta do capítulo 6, do Livro: "O Livro dos Espíritos". Escrito por Allan Kardec – tradução de José Herculano Pires".

Veja também

SOS Xanxerê22/02/19 Há quem diga que a administração atual de Xanxerê é uma das piores que já passaram pela prefeitura. Este sentimento não vem de opositores ao governo, é um sentimento que vem das ruas. Basta conversar com a população, quer nos centros ou bairros e você ouvirá claras respostas de desaprovação do governo pessedista. O......
A semana do tiro no pé I15/02/19 Quando se resolve tomar uma decisão que vai impactar a sociedade, é preciso muita cautela e, muitas vezes, nem ela ajuda. Nesta semana, os pais começaram “pê da vida” com a Secretaria de Educação de......
Das tragédias as lições18/02/19 Será possível assimilar alguma lição diante de uma tragédia? ...

Voltar para Colunistas