Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o lançamento de novo cultivar. É o SCS 125 da Epagri, que foi apresentado aos produtores nesta sexta-feira, 19, durante o Dia de Campo da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), em Rio do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e fez parte também das comemorações de 50 anos da Cravil.

"A abertura da colheita do arroz representa um marco para o agronegócio catarinense, um dia a ser celebrado. É o resultado de um trabalho coletivo que envolve produtores rurais, cooperativas, Governo do Estado e nossos técnicos e pesquisadores da Epagri. Comemoramos ainda o lançamento de um novo cultivar de arroz irrigado com características de alto índice de produtividade, que foram observadas já nas primeiras colheitas. Isso demonstra que o setor produtivo vem inovando, buscando novas tecnologias e aumentando cada vez mais a qualidade e produtividade em nossas lavouras", destaca o secretário Altair Silva.



O SCS 125 é 33º cultivar lançado em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) - referência nacional em pesquisa pública com o grão. Entre as principais características deste arroz estão o alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, ciclo longo (tardio), resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o lançamento é mais uma prova da excelência catarinense nas pesquisas voltadas à cadeia produtiva de arroz. “Tanto esse, quanto nossos outros cultivares do grão, foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos rizicultores catarinenses e buscam oferecer mais produtividade e sustentabilidade nas lavouras. O resultado desse trabalho se vê no campo, com Santa Catarina se firmando cada vez mais como um dos maiores produtores de arroz do Brasil”, declara.

Sanidade como diferencial produtivo

O engenheiro agrônomo da Agrogiusti, Edivani E. Coelho, já começou a plantar o SCS125 nos campos da empresa produtora de sementes de arroz e os resultados são promissores. A sanidade é um dos destaques.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mesmo com condições climáticas favoráveis ao surgimento de doenças, com dias nublados e chuvosos, o material manteve a qualidade em relação a outros cultivares produzidos na empresa “A avaliação do desempenho do cultivar até o momento é muito boa, estamos muito satisfeitos, a expectativa é boa com relação à produtividade, sanidade e qualidade da semente”, relata.

Safra de arroz em Santa Catarina

Santa Catarina espera colher 1,18 milhão de toneladas de arroz nesta safra em 7,9 mil hectares plantados. A produção está concentrada na região de Araranguá, principalmente nos municípios de Turvo e Meleiro.

O arroz se tornou ainda um importante item na pauta de exportações catarinense. Em 2020, os embarques aumentaram mais de 600% em relação ao ano anterior, totalizando US$20,4 milhões em faturamento e 48,2 mil toneladas vendidas. Os principais compradores do arroz produzido no estado foram África do Sul, Guatemala e Senegal.

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Santa Catarina dá início à colheita do arroz com lançamento de novo cultivar Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina abre a colheita do grão com o...
Postado em 27 de Abril de 2018 às 19h14

Noite de premiação

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Na noite da última quarta-feira, no Restaurante o Costelão, em Xanxerê, ocorreu a entrega da 22ª edição do Troféu Podhium...

Na noite da última quarta-feira, no Restaurante o Costelão, em Xanxerê, ocorreu a entrega da 22ª edição do Troféu Podhium Pesquisas, que premia desde 1997 as empresas mais lembradas do município de Xanxerê. Na ocasião, foram premiadas 60 categorias do comércio e imprensa local. O Jornal Folha Regional, gerido pelo Grupo DX de Comunicação (Diário Data X e Portal DX) foi agraciado como o jornal mais lembrado de Xanxerê. Parabéns a toda a equipe.

O jornal é lido
O jornal, ao contrário do que alguns colegas de imprensa pensam, é ainda um veículo de comunicação muito procurado por seus leitores. É uma mídia forte e ainda aquela que detém a maior credibilidade entre os veículos de comunicação. Em um comentário infeliz, um profissional de imprensa deu a entender que jornal é coisa do passado. Por anos o jornal era a principal fonte de notícias, inclusive para profissionais de outros meios de comunicação e embora hoje, perdeu um pouco da factualidade em virtude da internet, o jornal continua sendo um veículo muito procurado pelos seus leitores e como ressaltei com altos índices de credibilidade, superior inclusive, ao rádio, TV e Internet.

Bem vindos à Femi
Inicia-se amanhã a 18ª edição da Expofemi 2018. São mais de mil pessoas que estão trabalhando diariamente na preparação da estrutura do parque Rovilho Bortoluzzi, palco onde se dará toda a programação dos nove dias da feira. A feira, com certeza, atrai milhares de visitantes de todas as regiões do Estado e faz movimentar a economia, especialmente do município de Xanxerê.


Multissetorial
A feira se destaca pela variedade de segmentos e atrações. São exposições dos mais variados setores, são milhões em prospecção de negócios e ainda há uma série de atrações para toda a família. Com certeza, esta edição, a primeira depois do trágico tornado de 2015, vai ser um sucesso e também contribuirá para a auto estima de todo o xanxerense.

Programação
Diariamente o leitor poderá conferir a programação da Expofemi, mas também poderá acessar o site do evento para obter maiores informações, inclusive, para saber os dias de cobrança de ingressos e de entrada franca: www.expofemi.com.br. A ExpoFemi 2018 acontece de 28 de abril a 6 de maio. São cerca de 300 expositores de diversos setores.

Fundam
O deputado estadual Dirceu Dresch (PT/SC) criticou na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a forma como foi encaminhado a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fudam2) junto aos prefeitos. “Foi como contar com o ovo antes de ter a galinha, como dizem os agricultores”, ironizou. Dresch especulou que o programa seria o grande mote de campanha do governador licenciado Raimundo Colombo, mas o governo, agora, não consegue cumprir o compromisso assumido. “Vivemos uma situação extremamente complexa no Estado”, comentou.
 

Veja também

Mensagem da Associação Espírita Chico Xavier03/07/19 Viver em Paz - "..Vivei em paz..." Paulo, (II CORÍNTIOS. 13:11.) Mantém-te em paz. É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear a ninguém. Para isso, contudo - para que a tranquilidade te banhe o pensamento -, é necessário que a......
O Destino do PP - Franscismar Martins16/04/19 O destino do PP No ano que antecede a mais um pleito municipal não se sabe qual direção trilhará o Partido Progressista de Xaxim. Já tivemos a saída do partido do então candidato a prefeito, empresário......

Voltar para Colunistas