Postado em 11 de Dezembro de 2018 às 14h23

Vai ser referência

Essas foram as palavras do delegado regional, Fernando Callfass, sobre a nova instalação da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Xanxerê (Dpcami). Callfass passa essa semana em curso com agentes antiterrorismo, em Porto Alegre, mas de lá acompanha o andamento das obras e se mostra satisfeito. “Essa é a primeira repartição do Estado a ter a placa com o novo emblema da Polícia Civil”, disse.


Frota identificada

A frota de táxis de Xanxerê está de cara nova. Quem ainda não percebeu, fique atento, porque todos os veículos estão devidamente adesivados. Os carros levam um número, o emblema da prefeitura de Xanxerê e do Demut. A atitude deu maior organização e visibilidade para o trabalho destes profissionais que por anos trabalharam como dava, em péssimos pontos e sem nenhuma proteção.

Outro aumento
Os contribuintes da Campina que se preparem! 2019 vem aí com uma palavrinha junto: reajuste. Além dos já anunciados (transporte urbano e iluminação pública), o IPTU, como sempre, também terá seu aumento. Até o momento, o que se especula é o índice normal do acumulado do INPC. Conforme o secretário de Administração e Finanças, aumento como o ocorrido em 2018 não será repetido, pois foi possível ajustar o déficit.

Sem pagar
Com um pequeno aumento pela frente, ainda tem que não quitou as dívidas com o município neste ano. Estima-se que 20% dos munícipes estão inadimplentes com o IPTU, o que representada um grande percentual faltante nos cofres públicos. A crise foi um dos principais motivos para que os impostos não fossem devidamente pagos, mas sempre é esperado um “perdão” nos juros ou algum abatimento para que o imóvel possa ser colocado em dia.

Quem está certo?
Quando nos deparamos com o governador, Carlos Moisés, dispensando os aviões utilizados pelo governo que custavam algo em torno de R$ 14 milhões por ano e a Polícia Militar de Balneário Camboriú utilizando um Camaro para os trabalhos do Proerd ganhar mais destaque na mídia, é que nos questionamos onde foi que erramos. Mesmo pensando em economizar com a dispensa das aeronaves o governador é criticado, mas se seu exemplo fosse seguido certamente haveriam menos gastos desnecessários e utilização de outras formas de viajar. Agoram quanto ao Camaro, já disseram que o veículo consome o mesmo que as caminhonetes utilizadas pela PM, só a manutenção que deve ser bem salgadinha.

Em plena luz do dia
Cidade do interior faz tempo que deixou de ser sinônimo de segurança. Quem imaginou um dia que a agência bancária de Passos Maia seria alvo de bandidos? Pois é, foi! Os caras chegaram à luz do dia, de carro mil, quebrando a porta com marreta, sem cuidado algum com o barulho. Conseguiram fugir abandonando o carro e indo a pé. Já imaginou se tivéssemos bandidos do tipo que arrombam caixas eletrônicos de grandes cidades?

Propaganda positiva
A autopromoção de alguns prefeitos da Amai tem sido sábia e exemplar. A administração até pode não estar aquelas maravilhas, mas nada como uma boa oratória ou um texto da assessoria para melhorar o astral e mostrar que as coisas no município estão acontecendo. Parece detalhe, mas a população quer saber e precisa saber o que o prefeito está fazendo e o que está pensando em fazer.

Quer saber?

Circula, novamente, as informações de possíveis greves e paralisações da classe dos caminhoneiros. Se é ou não verdade, até o momento não passam de especulações. 

Veja também

MDB de Cordilheira Alta precisa de cara nova!18/04 MDB de cara nova O MDB de Cordilheira Alta precisa urgentemente de uma cara nova e o partido sabe disso. Apesar de ser o maior partido do município possui entre suas lideranças políticos desgastados que não tem a mesma força de antigamente. Assim como ocorre em níveis estadual e nacional o partido passa por uma crise interna e só a tradição não......
Mensagem da Associação Espírita Chico Xavier15/07 Deus e O Infinito 1. O que é Deus? — Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas 2. O que devemos entender por infinito? — Aquilo que não tem começo nem fim; o......

Voltar para Colunistas