Postado em 29 de Novembro às 08h32

Amanhã é o último dia para pagamento da 1ª parcela do 13º salário

2ª parcela deve ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.

O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou porcentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até esta sexta.

Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento, será autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa.

Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria.

Com informações do Portal G1 e Agência Brasil

Veja também

Acix elege Empresário do Ano 201830/11 Evento que ocorreu na noite de quinta-feira (29), destacou os três empresários amis votados e elegeu Bruno Bortoluzzi como nome destaque. Foram citados ainda, Flavio Soares, diretor proprietário da empresa Equitec e Irene Sá Afollter do Fisk Idiomas. Confira mais imagens....

Voltar para Economia