Postado em 09 de Janeiro às 10h33

Prefeitura de Marema foca trabalhos na produção de silagem

Milho deve ser colhido em mais de 300 hectares.

Marema - Desde meados de dezembro a Secretaria de Agricultura de Marema, está focada na produção de silagem. O Prefeito Adilson Barella, acompanha rotineiramente os trabalhos, que devem seguir até o final deste mês. O objetivo é garantir a satisfação dos produtores e oferecer qualidade nos serviços prestados.


O Secretário Municipal de Agricultura, Cristiano Ceratto, explica que a colheita do milho para a produção de silagem, está sendo executada por cinco servidores da prefeitura. Outro profissional já está empenhado no plantio de novas lavouras.

“Para a produção de silagem, até agora, recebemos a solicitação de aproximadamente 110 produtores, que devem colher quase 300 hectares. Para o plantio de soja e milho safrinha, mais de 50 produtores já solicitaram auxilio para a semeadura,” informa.


Até o início dessa semana, já foram atendidos 72 produtores com a produção de silagem.

“Iniciamos os trabalhos de produção de silagem no dia 16 de dezembro. Desde aquele dia, os operadores estão trabalhando com horários estendidos, inclusive em sábados, domingos e no período de festas de final de ano. A dedicação é total porque o milho precisa ser colhido na fase certa. Isso vai garantir a qualidade do alimento que vai ser oferecido ao rebanho,” esclarece o Prefeito Adilson Barella.


Claudemir da Silva, de Linha Baliza, foi um dos produtores beneficiados na produção de silagem. A propriedade possui 33 vacas em lactação, mais os bezerros. O alimento deve durar cerca de seis meses, mais o incremento da safrinha.

“Estamos trabalhando com um trator, mais o maquinário da Prefeitura. É um atendimento que não temos do que se queixar. A gente vê que municípios maiores não tem o apoio que nós temos aqui em Marema. É um trabalho dez, muito bom e muito bem administrado pela Prefeitura,” avalia o produtor.


O produtor Genésio Moro diz que a silagem auxilia principalmente nas épocas de frio.

“A silagem é um alimento essencial para nosso rebanho. A gente fica muito contente. Nós não temos condição de ter essas máquinas, por isso, sempre que pedimos, a Prefeitura veio. A equipe sempre foi prestativa, sempre que solicitei, os serviços foram executados,” explica.


José Belaver é outro produtor beneficiado. Na propriedade dele, o milho é produzido unicamente para a produção de silagem. Belaver conta com um rebanho de 90 cabeças, sendo 40 em ordenha.

“Hoje, dá para dizer que está bom. Hoje, a agricultura, com o prefeito que temos, está dando uma boa mão para nós. A gente sempre é bem atendido,” garante o produtor.
 

Veja também

Taxa de desemprego fica em 12,7% no primeiro trimestre do ano30/04 Foto Wilson Dias - Agência Brasil A taxa de desemprego no país atingiu 12,7% no primeiro trimestre do ano, acima dos 11,6% do último trimestre de 2018. Houve, no entanto, queda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado (13,1%). Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2018, quando a taxa também ficou em 12,7%. Os......

Voltar para Economia