Postado em 19 de Dezembro de 2018 às 17h48

Adilson Barella, presidente da AMAI destaca ações de 2018

Por: CRISTIANE ALINE


Xanxerê –
A AMAI completou neste ano seus 40 anos de fundação e nesta quarta-feira o então presidente e prefeito de Marema, Adilson Barella apontou as ações que se destacaram em 2018.


“É muito importante para a AMAI comemorar seus 40 anos, somos muito gratos aos nove prefeitos que já pensaram lá atrás de forma coletiva, no associativismo. Foi dessa forma que a AMAI, hoje composta pelos 14 munícipios, conseguiu se tornar mais forte”, comenta Adilson.


Entre as ações, Adilson destaca alguns programas pioneiros desenvolvidos durante o ao, envolvendo municípios e população. Confira os destaques:

AÇÕES DE 2018
AMAI esteve presente na Expofemi com representação dos 14 municípios, foi um stand bem visitado e que chamou a atenção da região.


“O QUE TE ENCANTA”
Para aproximar aos municípios e população, foi desenvolvido o projeto “O que te encanta” em que moradores através de vídeos destacavam o que mais o agrada em seu município. O material foi divulgado na Expofemi e também nos portais dos municípios.


CAPACITAÇÃO DO BEM
Através do programa capacitação do bem, foram credenciadas associações e entidades para receberem as doações de alimentos e materiais de higiene. Já foram realizadas seis entregas. A Ação serviu para sensibilizar os colaboradores.


MAIS MEMÓRIA NA ESCOLA
Projeto funciona como um museu itinerante que faz um resgate histórico dos 14 municípios da região, levando aos alunos de 4º e 5º série da rede pública municipal a informação de forma dinâmica e interativa. Expectativa é que até o final do projeto sejam atendidos mais de 3.500 alunos.


AMAI EDUC E AMAI EAD
Visando uma formação continuada aos servidores e demais interessados na comunidade estão praticamente prontas as plataformas da AMAI EDUC e EAD que proporcionará educação digital através de transmissões.


TURISMO REGIONAL

Pensando na geração de renda e turismo regional, é alimentado os portais de turismo dos municípios. “Acreditamos que a região tem enorme potencial e ao longo dos anos pode se transformar em uma forma de renda”, comenta Adilson.

PARCEIROS
“Temos parceiros importantes como a FECAM, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas com quem realizamos reuniões e capacitações de forma coletiva”.


NÚMEROS
Foram realizadas em 2018, nove assembleias de prefeitos, vinte reuniões de colegiados, três encontros técnico, 32 cursos, dois seminários regionais, o que totalizou 72 eventos e 2.630 servidores capacitados. Com os cursos gratuitos a AMAI gerou economia de aproximadamente R$ 475 mil para os cofres públicos dos municípios.


TRABALHO INTERNO
“Destacamos também o trabalho da equipe da Associação, que é formada por secretaria executiva, assessoria contábil e jurídica, movimento econômico, projetos, topografia e agrimensura, assessoria de comunicação”, finaliza.

FOTOS: CRISTIANE ALINE

    Veja também

    Governo de Xaxim e Aspix promovem Feira do Peixe Vivo11/03 Com variedade de espécies e preços acessíveis para o consumidor, a Feira funcionará em março nos dias 14, 21 e 28 e, em abril nos dias 04, 11, 17 e 18....

    Voltar para Geral