Postado em 10 de Junho às 10h28

Casa da Cultura promove intervenções no comércio de Xaxim

Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina “Calma, não somos assaltantes e não queremos roubar, apenas queremos apresentar o melhor e maior ator de Xaxim: João”. Essa frase é...

“Calma, não somos assaltantes e não queremos roubar, apenas queremos apresentar o melhor e maior ator de Xaxim: João”. Essa frase é entoada em voz alta pelo professor de teatro da Casa da Cultura, Alejandro Abdala, em cada estabelecimento comercial em que entra para pôr em prática o projeto Recitando Poesias. A intervenção no comércio xaxinense acontece nas quartas-feiras com objetivo de divulgar e pôr em prática a arte.

Diferente do que anunciado, o pequeno protagonista das cenas tem nove anos e é um dos alunos destaques do curso. Para João Gabriel Pazzini Zancanaro cada apresentação é desafio e um misto de sentimento. “Dá sempre um pouco de medo, mas vale à pena porque eu decoro a poesia e posso interpretar do meu jeito, passando para as pessoas de um jeito diferente”, ressalta.

Este tipo de ação não é apenas uma iniciativa local, ela é vivida historicamente no aprendizado detrás das cortinas. O professor explica que esse método ajuda a desenvolver a desinibição, pronúncia, fala, memória e principalmente a perder a vergonha. “Este é um treinamento com objetivo de projetar o aluno como um verdadeiro ator. Colocamos eles em uma situação de conflito, fazendo eles apresentarem para pessoas que não são da rotina”, complementa.

Além de teatro, a ação conta com participação do curso de música. O projeto continuará em execução até o fim do segundo semestre. A proposta ainda é envolver outros alunos e agir em diferentes lugares, não apenas no comércio. O curso está com vagas abertas para novos integrantes. Para isso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3353-8220 ou ir até a Casa da Cultura para mais informações.

 

Veja também

FECAM, COSEMS E MPF cobram do Ministério da Saúde a manutenção do Programa Mais Médicos24/05 A Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC), técnicos do Ministério da Saúde e Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) do Estado reuniram-se na tarde desta quarta-feira (22/5), na sede do órgão federal em Florianópolis, para tratar da situação do......

Voltar para Geral