Postado em 23 de Janeiro às 16h23

Com risco de infestação, Abelardo Luz intensifica fiscalização para combate aos focos mosquito da dengue

Para evitar uma possível infestação do aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira, dia 23, os mutirões de 2019 para caça e combate aos focos do mosquito em Abelardo Luz. 

Abelardo Luz - Para evitar uma possível infestação do aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, os mutirões de 2019 para caça e combate aos focos do mosquito em Abelardo Luz. A ação começou pelo centro da cidade e está sendo realizada pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além de outros servidores municipais e voluntários.


Durante os mutirões as equipes estão percorrendo as residências orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros, que nesta época é bastante favorável devido o calor e as constantes chuvas de verão. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura também está participando fazendo o recolhimento de lixo e entulhos. Na próxima quarta-feira, dia 30, o mutirão será realizado no bairro Santa Luzia.


O objetivo da ação é evitar o aumento dos focos do aedes aegypti, mosquito que transmite não somente a dengue, mas também a febre amarela, a chikungunya e o zika vírus. Em 2018, foram registrados ao longo de todo ano 16 focos em Abelardo Luz.


A principal dica repassada aos moradores é fazer a limpeza dos terrenos, não deixar lixo acumulado e evitar a água limpa parada em qualquer recipiente após as chuvas .


“Estamos muito preocupados com a situação que pode chegar. Temos dois casos confirmados de focos até o momento, mas somente em um dia foram feitas mais de 10 coletas em um único bairro. Essas coletas foram encaminhados para análise laboratorial e estamos aguardando o resultado. O risco de infestação é muito grande no município e precisamos que toda a comunidade ajude fazendo sua parte”, alertou a secretária de Saúde, Sandra de Souza.

Veja também

Produtores de Marema investem na produção de vinho11/01 Em Marema a tradição está sendo aperfeiçoada. Produtores estão sendo capacitados através de uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae e Epagri. ...

Voltar para Geral