Postado em 28 de Novembro de 2018 às 16h13

Corpo de Bombeiros realiza primeira prova de certificação aberta ao público

Prova de certificação internacional envolve bombeiros da América do Sul.

Por: Crisitane Aline

Xanxerê – De 30 de novembro há 02 de dezembro, 15 bombeiros de seis estados, e dos países do Chile e Uruguai se reúnem em Xanxerê para Certificação Internacional de Cães de Resgate – IRO 2018. Serão 32 provas avaliadas por um Juíz vindo da Áustria. Esta é a primeira certificação aberta ao público que poderá além de acompanhar as provas realizar diversas atividades programadas para o dia 01 de dezembro durante o evento “Dia de Cão”.


Segundo o Diretor de Provas e Coordenador do evento, Tiago José Domingos, a ideia de realizar a ação surgiu pela referência ao trabalho de certificação dos cães de busca já realizado pelos bombeiros anualmente, mas com o diferencial da participação pública.


“Este ano uma opção foi mostrar e abrir para o público para que as pessoas pudessem assistir e acompanhar. Temos muitas pessoas e entidades que trabalham com cão, então chamamos para serem parceiros e ainda proporcionar um lazer gratuito para Xanxerê e região”, comenta.


Tiago explica que serão realizadas duas provas para certificação internacional, a primeira de obediência e destreza em que o condutor do cão tem que mostrar condições de controlar o cão a distância ou pessoalmente, realizar atividades e obedecer a certos comandos, e a segunda parte é a busca rural onde o cão tem um espaço de tempo para localizar as vítimas. Sempre simulando as condições de uma busca real.


As ações de obediência e destreza acontecem todas no estádio, iniciando às 16h. Em caso de chuva, as provas serão mantidas, haverá tendas e a arquibancada onde o público pode se abrigar. “Para a prova, como é um evento destinado a simular ocorrências reais, a chuva não atrapalha, pois as pessoas se perdem nas mais diversas situações”, completa Tiago.


A programação aberta ao público inicia às 13horas e conta com doação de filhotes e ração com a ONG Bem Estar Animal de Xanxerê, dicas e cuidados veterinários com professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, visitação de stands e encontro com Cães de Busca, e por fim a prova de certificação às 16horas.
Para a prova, os bombeiros pedem que caso as famílias levem seus animais, precisam retirar antes do inicio da prova, pois qualquer distração pode atrapalhar o desempenho e resultado dos participantes.


“Como é uma prova de bastante concentração, alimento, outros cães, latido, podem distrair o cão e prejudicar o andamento e certificação de quem vem realizar a prova”, finaliza.
 

Veja também

Crianças falam sobre inclusão e acessibilidade com quem enfrenta o desafio17/05 Nesta semana, nos dias 14 e 15, alunos do ensino fundamental do Colégio Integração participaram de uma aula especial sobre inclusão e acessibilidade. Na terça-feira (14) alunos do 2º e 3º ano do período matutino participaram de um bate-papo com Ivan Durand Junior e na quarta (15) à tarde foi a vez dos alunos dos 3º, 4º e 5º anos, mas......
“Vou pra lá, mas, com um pé em Xanxerê”15/02 Capitão Alan, que há seis anos trabalha no Corpo de Bombeiros em Xanxerê, comandará Escola de Oficiais em Florianópolis....

Voltar para Geral