Postado em 28 de Novembro às 16h13

Corpo de Bombeiros realiza primeira prova de certificação aberta ao público

Prova de certificação internacional envolve bombeiros da América do Sul.

Por: Crisitane Aline

Xanxerê – De 30 de novembro há 02 de dezembro, 15 bombeiros de seis estados, e dos países do Chile e Uruguai se reúnem em Xanxerê para Certificação Internacional de Cães de Resgate – IRO 2018. Serão 32 provas avaliadas por um Juíz vindo da Áustria. Esta é a primeira certificação aberta ao público que poderá além de acompanhar as provas realizar diversas atividades programadas para o dia 01 de dezembro durante o evento “Dia de Cão”.


Segundo o Diretor de Provas e Coordenador do evento, Tiago José Domingos, a ideia de realizar a ação surgiu pela referência ao trabalho de certificação dos cães de busca já realizado pelos bombeiros anualmente, mas com o diferencial da participação pública.


“Este ano uma opção foi mostrar e abrir para o público para que as pessoas pudessem assistir e acompanhar. Temos muitas pessoas e entidades que trabalham com cão, então chamamos para serem parceiros e ainda proporcionar um lazer gratuito para Xanxerê e região”, comenta.


Tiago explica que serão realizadas duas provas para certificação internacional, a primeira de obediência e destreza em que o condutor do cão tem que mostrar condições de controlar o cão a distância ou pessoalmente, realizar atividades e obedecer a certos comandos, e a segunda parte é a busca rural onde o cão tem um espaço de tempo para localizar as vítimas. Sempre simulando as condições de uma busca real.


As ações de obediência e destreza acontecem todas no estádio, iniciando às 16h. Em caso de chuva, as provas serão mantidas, haverá tendas e a arquibancada onde o público pode se abrigar. “Para a prova, como é um evento destinado a simular ocorrências reais, a chuva não atrapalha, pois as pessoas se perdem nas mais diversas situações”, completa Tiago.


A programação aberta ao público inicia às 13horas e conta com doação de filhotes e ração com a ONG Bem Estar Animal de Xanxerê, dicas e cuidados veterinários com professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, visitação de stands e encontro com Cães de Busca, e por fim a prova de certificação às 16horas.
Para a prova, os bombeiros pedem que caso as famílias levem seus animais, precisam retirar antes do inicio da prova, pois qualquer distração pode atrapalhar o desempenho e resultado dos participantes.


“Como é uma prova de bastante concentração, alimento, outros cães, latido, podem distrair o cão e prejudicar o andamento e certificação de quem vem realizar a prova”, finaliza.
 

Veja também

IGP espera transferência de profissional para “desafogar” emissão de identidades29/11 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê – A falta de profissional para o Instituto Geral de Pericias de Xanxerê é algo recorrente, o funcionamento, segundo a perita criminal e coordenadora do núcleo do IGP de Xanxerê, Silvana Ogliari Schurhaus, sempre foi com o mínimo de profissionais o que dificulta algumas ações, entre elas a expedição do documento......

Voltar para Geral