Postado em 17 de Abril às 08h00

Deputado alerta para a falta de veterinários no Oeste

 

O deputado estadual Altair Silva (Progressistas) apresentou nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa um pedido de informação solicitando ao Secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, o número de médicos veterinários contratados pelo Estado que atuam na inspeção sanitária. O pedido ainda engloba o número de veterinários em cada departamento, escritório e unidade, bem como, a distribuição geográfica dos mesmos.

Conforme Altair, os produtores, especialmente do Grande Oeste, reclamam do baixo número de servidores atuando. ?Muitos veterinários entraram em idade de aposentadoria e se ausentaram. A Cidasc, juntamente com o ICASA tenta realizar o trabalho, mas não dá conta da demanda. Agora queremos os números e as informações reais dessa situação?, comenta Altair.

A preocupação do deputado é porque Santa Catarina se tornou uma ilha de sanidade em todo o País e, paralelamente à produção de alimentos cárneos, opera um avançado e competente sistema de vigilância, fiscalização e controle sanitário que monitora todas as fases da produção pecuária. Em 2007, também conquistou o reconhecido de área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Seara

A demanda partiu do município de Seara, onde os produtores estão sentindo a dificuldade de atendimento por parte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA). O vice-prefeito Flávio Ragagnin, e os vereadores, Gilberto Gonçalves e Luiz Benatti, apresentaram a demanda ao parlamentar catarinense.

O Secretário da Agricultura do município, Ernesto Gomes, ressaltou que desde 2014 o município, que é um dos maiores exportadores de proteína animal do Estado, não conta com atendimento de um veterinário da CIDASC.

Veja também

MP e Brasilit fecham acordo para construção de clínica de diagnóstico05/06 Foto: Wilson Dias/Agência Brasil O Ministério Público do Trabalho e a Brasilit, fabricante de telhas, celebraram um acordo judicial pelo qual a empresa se comprometeu a doar R$ 25 milhões para encerrar ações em trâmite na 8ª Vara do Trabalho de Campinas (SP). O dinheiro será destinado à construção de uma clínica de......
Semana Municipal do Lixo Zero é aprovada no Legislativo de Chapecó28/05 O Poder Legislativo de Chapecó aprovou projeto de lei que institui a Semana Municipal do Lixo Zero no município. De autoria do vereador Ildo Antonini (DEM), o projeto determina a implantação de políticas públicas......

Voltar para Geral