Postado em 17 de Abril de 2019 às 08h00

Deputado alerta para a falta de veterinários no Oeste

 

O deputado estadual Altair Silva (Progressistas) apresentou nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa um pedido de informação solicitando ao Secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, o número de médicos veterinários contratados pelo Estado que atuam na inspeção sanitária. O pedido ainda engloba o número de veterinários em cada departamento, escritório e unidade, bem como, a distribuição geográfica dos mesmos.

Conforme Altair, os produtores, especialmente do Grande Oeste, reclamam do baixo número de servidores atuando. ?Muitos veterinários entraram em idade de aposentadoria e se ausentaram. A Cidasc, juntamente com o ICASA tenta realizar o trabalho, mas não dá conta da demanda. Agora queremos os números e as informações reais dessa situação?, comenta Altair.

A preocupação do deputado é porque Santa Catarina se tornou uma ilha de sanidade em todo o País e, paralelamente à produção de alimentos cárneos, opera um avançado e competente sistema de vigilância, fiscalização e controle sanitário que monitora todas as fases da produção pecuária. Em 2007, também conquistou o reconhecido de área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Seara

A demanda partiu do município de Seara, onde os produtores estão sentindo a dificuldade de atendimento por parte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA). O vice-prefeito Flávio Ragagnin, e os vereadores, Gilberto Gonçalves e Luiz Benatti, apresentaram a demanda ao parlamentar catarinense.

O Secretário da Agricultura do município, Ernesto Gomes, ressaltou que desde 2014 o município, que é um dos maiores exportadores de proteína animal do Estado, não conta com atendimento de um veterinário da CIDASC.

Veja também

Prefeitura de Xanxerê inicia Programa de controle a formiga saúva05/06/19 Com o objetivo de auxiliar o produtor rural, a Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais iniciou, nesta semana, o Programa de controle a formiga saúva. A intenção é subsidiar parte do formicida, para que os agricultores tenham o menor prejuízo, principalmente nas hortaliças e frutas. Para aderir ao programa, é preciso seguir alguns......
Pesquisa aponta que 59% dos brasileiros apoiam mudanças na Previdência08/05/19 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Pesquisa divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 59% dos entrevistados reconhecem que é preciso reformar a Previdência, e que 72% concordam......

Voltar para Geral