Postado em 29 de Novembro às 11h47

Estilista xanxerense lança obra inspiradora sobre a moda

Aos 83 anos, Maria de Lourdes Luzzi apresenta seu trabalho de oito anos de produção. 

Por: Joimara S.Camilotti

Xanxerê – Estima por aquilo que faz e o cuidado com os detalhes, na bagagem experiência profissional e a participação na história de muita gente. Todo o trabalho da empresária xanxerense Maria de Lourdes Luzzi já é reconhecido na região, pelos belos vestidos de noivas e festas confeccionados por ela. Mas aos 83 anos, ela entra para o hall dos escritores e lança nesta sexta-feira (30), o livro “O vestido é o reflexo da alma – Guia de desenvolvimento de vestidos de noivas e festas”, às 20 horas, na Livraria Livros e Livros, em Xanxerê.


Ela conta que a produção do livro de 300 páginas que foi resumido em 79, iniciou há oito anos. Maria de Lourdes conta que sempre pensou em escrever, mas não fazer uma autobiografia e sim algo que pudesse auxiliar os outros.


“Um dia o Osvaldo Sette veio no atelier e conversando começou a me incentivar a escrever sobre o meu trabalho, sobre a minha experiência. Eu havia perdido meu esposo e seria uma forma de não ficar martelando coisas ruins. Aí recebi mais dois professores que também me deram palavras de incentivo e aquilo foi me animando cada vez mais. Eu achava que não teria a capacidade de escrever, mas percebi que poderia passar minha experiência para as gerações futuras”, conta.


O tema da obra partiu da necessidade que Maria de Lourdes sentiu quando da formatação de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Sim, ela é formada, pós-graduada e tem diversos certificados de cursos realizados em toda parte. Como para o TCC foi difícil encontram obras que descrevessem sobre peças únicas, como moda festa, a escritora encontrou o tema que foi muito bem aceito.


“Iniciei com muito entusiasmo, geralmente estilista não abre as portas da informação, então pensei em fazer isso. No livro conto minha experiência e dou dicas de como as mulheres devem escolher o vestido, levando sempre em consideração a ocasião”, disse.


O livro foi aceito pela Editora Artêra e aprovado pelo órgão máximo a ABNT. Os exemplares já estão disponíveis em diversas livrarias do Brasil, com cinco anos de direitos autorais reservados a autora.


“Hoje sou uma profissional mais segura e continuo com o meu olhar para a moda, para as vitrines, posso dizer que me realizei, não por completo, porque a gente sempre quer mais e no mundo da moda sempre tem novidades”, finalizou.
 

Veja também

Um novo jeito de ouvir rádio07/12 Rádios Web conquistam espaço em meio aos veículos de comunicação tradicionais em Xaxim...

Voltar para Geral