Postado em 29 de Outubro às 16h30

Excesso de falta é um dos problemas da saúde em Xaxim

Enquanto muitos municípios sofrem com a falta de médicos e de medicamentos, em Xaxim quem falta é a população. Entenda. 

Xaxim – Enquanto centenas de pessoas em todo o país reclamam da saúde municipal, da falta de profissionais para prestar atendimento, da má qualidade do serviço prestado, dentre outras queixas, Xaxim vive uma situação inversa.

Tendo a Secretaria de Saúde como um dos destaques da administração municipal – Com mais de 800 cirurgias eletivas realizadas, farmácia municipal funcionando ‘a todo vapor’, profissionais em diversas áreas, todos aptos a atender toda a demanda do município – Quem está deixando de fazer a sua parte é a população, ou pelo menos, parte dela.

Como isso acontece? É simples: as pessoas agendam consultas e não comparecem. Segundo dados da Secretaria de Saúde, nos meses de julho e agosto, quase mil faltas foram registradas nas ESFs. Em julho foram 118 ausências em consultas com clínico geral; 58 na pediatria; 49 na ginecologia; e 41 na enfermagem. Ainda em julho, foram registradas 175 faltas em consultas odontológicas nas ESFs. Em agosto, foram 151 ausências em consultas com clínico geral; 69 na pediatria; 44 na ginecologia; 35 na enfermagem; 194 na odontologia; 38 na fonoaudiologia; além de outros faltantes nas demais especialidades.

Qual a justificativa para as faltas? “Não há justificativa. Apenas não vão às consultas”, diz o secretário municipal de saúde de Xaxim, Davi Provenzi Machado, em entrevista por telefone.

Conforme Davi, a cada falta de um munícipe outro paciente perde a oportunidade de ser atendido. “É necessário que cada xaxinense tenha a consciência de que quando falta à uma consulta agendada está tirando a vaga de outra pessoa. Por isso, é fundamental que as mesmas sejam canceladas com antecedência quando inevitavelmente o paciente não possa comparecer e que cada um tenha prudência e responsabilidade no ato do agendamento. Graças à boa gestão do Prefeito Lírio, Vice Adriano e ao bom trabalho da equipe da Secretaria, não faltam consultas, medicamentos e estamos vencendo as filas de espera por cirurgias, mas os munícipes também precisam fazer a parte deles para que nossa saúde pública municipal fique ainda melhor e acessível a todos”, finalizou.

Saúde municipal tem recebido grandes investimentos

De janeiro a outubro deste ano, o Governo de Xaxim investiu R$ 618.962,25 na área da Saúde através do Consórcio CIS-AMOSC. No comparativo, durante todo o ano passado foi possível repassar R$ 553.185,99 para essa pasta. O montante, que foi utilizado para garantir que os xaxinenses tenham acesso gratuito a consultas, exames, remédios e cirurgias, evidencia a prioridade do Governo Municipal em cuidar das pessoas e, principalmente, da saúde dos munícipes.

Até aqui, aproximadamente 800 cirurgias foram realizadas sem custos aos pacientes do município e a Farmácia Municipal segue abastecida com ampla lista de medicamentos à disposição dos xaxinenses que passam por consulta na rede particular ou pública de saúde nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Plantão 24h ou mesmo no Hospital Frei Bruno.

Por Raphael Spiller
Foto: Divulgação

Veja também

3° Sarau da Resistência acontece neste domingo em Xanxerê07/12 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê - A União Nacional LGBT Xanxerê/SC em parceria com o Coletivo Janete Cassol promove dentro da campanha dos 16 Dias de Ativismo o 3° Sarau da Resistência em Xanxerê neste domingo (09).......

Voltar para Geral