Postado em 27 de Novembro às 16h02

Felisbino o guarda, guia turístico e servidor do povo

Há quatro anos ele é o responsável por zelar pela Praça Tiradentes cuidando cada detalhe e atendendo bem os visitantes.

  • Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

Por: Joimara S.Camilotti

Xanxerê – Ele conhece cada pedacinho do local, sabe precisar o nome das espécies de árvores e até mesmo para o que elas fazem bem. Fala muito bem do lugar, de como a sombra refresca e rega as plantas comemorando quando as flores aparecem. Além de cuidar para que ninguém danifique nada, ele também serve de guia turístico dando informações a visitantes que buscam saber onde fica o hospital, uma clínica médica e assim em diante.


“Pode me chamar de Felisbino, todo mundo me conhece assim”, diz ele com seu boné e jaleco com o emblema da Prefeitura Municipal de Xanxerê, que faz questão de mostrar. Servidor público há 11 anos, há quatro está na tarefa de cuidar da Praça Tiradentes. Sempre atento aos detalhes e pegando firme, mas sempre educadamente com quem faz algo de errado no local, ele se diz um “servidor do povo”.


Felisbino é daquelas pessoas que dá gosto da gente conversar, ele relembra o passado olhando para a Praça, contando onde havia o lago, as saudosas taquaras e os coqueiros. Sente que a beleza natural do local deu espaço para a modernidade.


Como está na Praça das sete da manhã às cinco horas da tarde, conhece bem quem frequenta o lugar e por muitas vezes já acompanhou grupo de alunos que querem conhecer as espécies plantadas no local. Questionado se ainda havia alguma espécie de Pau-Brasil, a qual muitos lembram de irem com turmas escolares plantar na Praça, Felisbino mostra que apenas uma delas continua firme no lugar.

No entanto, o que prevalece no espaço é a simpatia e receptividade do povo xanxerense demonstrada através de um trabalhador que não nega o amor que tem pela profissão e atende bem todos que passam em seu caminho.
 

Veja também

Voltar para Geral