Postado em 20 de Fevereiro às 14h24

Fórum de Chapecó abre inscrições para voluntários

Seguem até dia 28 de fevereiro as inscrições para seleção de sete voluntários que queiram atuar nos cartórios judiciais, gabinetes de magistrados e projetos da direção do Foro - como digitalização de autos e enfrentamento de acervos – na comarca de Chapecó. A atividade será sem remuneração, sem vínculo empregatício e sem encargos trabalhistas.

Chapecó - Seguem até dia 28 de fevereiro as inscrições para seleção de sete voluntários que queiram atuar nos cartórios judiciais, gabinetes de magistrados e projetos da direção do Foro - como digitalização de autos e enfrentamento de acervos – na comarca de Chapecó. A atividade será sem remuneração, sem vínculo empregatício e sem encargos trabalhistas.

Qualquer pessoa física pode participar, desde que tenha mais de 18 anos de idade. O critério para seleção dos candidatos dá preferência para servidores aposentados, estudantes com maior graduação, formados em Direito, pessoas que já tenham prestado serviço voluntário no Poder Judiciário e candidatos com idade mais elevada. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail chapeco@tjsc.jus.br, informando nome completo, data de nascimento, universidade em que estuda, período da graduação que se encontra (quando for o caso) e telefone para contato.

Benefícios
O juiz do 1º Juizado Especial Cível e diretor do Foro, André Happke, foi voluntário por três anos enquanto acadêmico do curso de Direito. O magistrado lembra que o trabalho voluntário em órgãos públicos se torna um diferencial para candidatos de concursos públicos pela pontuação acrescida para quem cumprir esse requisito. “Também é notório que o aprendizado do trabalho voluntário prepara melhor o futuro candidato de estágios remunerados (acadêmicos de Direito) ou de assessoria de gabinete (bacharéis)”, ressalta o magistrado.

Happke destaca que os voluntários buscados neste momento são para vagas existentes e relacionadas ao judiciário. No entanto, acadêmicos e profissionais de outras áreas podem atuar nos demais setores do fórum como administrativo, contábil, comunicação, manutenção, assistência social, tecnologia da informação e psicologia. Todos os fóruns do estado praticam a Lei Federal n. 9.608/1998 que regulamenta o trabalho voluntário. Também é seguida a Resolução n. 02/2007-GP que regula o voluntariado no Poder Judiciário catarinense.

Experiência para a vida
A bacharel em Direito, Camila Izoton Schwartz, tem um objetivo claro: em quatro anos quer ser juíza. Até lá precisa cumprir os requisitos necessários. Está cursando o Módulo I na Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). Experiência profissional é outra exigência. Por isso presta serviço voluntário, três vezes por semana no 1º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó, na assessoria do gabinete, também como conciliadora e juíza leiga. Na comarca de Pinhalzinho também atua voluntariamente como conciliadora, uma vez por semana.

“Tem contribuído muito com minha formação profissional. A experiência prática que tenho, certamente, me colocará em destaque no futuro. Além disso, ajudo pessoas. Cada um que entra aqui deposita suas esperanças em nós para resolver seu problema. Isso é melhor do que qualquer pagamento”, avalia a futura magistrada que pretende seguir carreira em Varas da Família ou Criminal.

Veja também

Processo administrativo diz que não houve negligência no atendimento à criança em UBS de Cordilheira Alta05/07 Foto: Arquivo DX O Município de Cordilheira Alta divulgou nota oficial, referente ao desfecho das investigações da suposta negativa de atendimento a uma criança, por parte de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrido na Unidade Básica de Saúde Central Francismar Tozzo, no mês de janeiro de 2019. Confira nota na íntegra: NOTA......
Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado de R$ 170 milhões07/05 Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil A Mega-Sena vai sortear nesta quarta-feira (8) o prêmio acumulado de R$ 170 milhões; o maior deste ano. As seis dezenas do concurso 2.149 serão sorteadas, a partir das 20h......

Voltar para Geral