Postado em 25 de Janeiro às 16h09

Informações corretas auxiliam tomadas de decisão e melhor atendimento em acidentes de trânsito

Você sabe quando o caminhão do Bombeiro é necessário em atendimento?

Por Cristiane Aline


Xanxerê – Quando escutamos a sirene dos Bombeiros e vemos a ambulância e caminhão se deslocando, geralmente imaginamos um grande acidente, incêndio, ou algo semelhante. Mas não é somente em grandes ocorrências que o caminhão se torna necessário no atendimento, esse direcionamento segundo o Comandante da 1ª Companhia de Xanxerê, Major Grigulo, é baseado nas informações repassadas pela população que presenciou o fato, em ligação à central de emergência.


Segundo Grigulo, quando a solicitação chega ao telefone 193 que é da emergência, o operador tenta colher o máximo de informações possíveis. Porém muitas vezes o nervosismo e precipitação, faz com que as informações não cheguem da maneira correta, ocasionando deslocamento desnecessário do caminhão.


“Muitas vezes as pessoas estão nervosas, não sabem referenciar exatamente a condição da vítima, da ocorrência e do local, ou até mentem sobre a gravidade, para o bombeiro chegar antes. Mentir agravando o fato é totalmente errado, pois temos protocolos para seguir e experiência para comandar as ocorrências. As informações erradas podem causar outro acidente, atropelar os procedimentos, e até atrapalhar outro atendimento, que pode ocorrer no mesmo horário”, explica.


O deslocamento do caminhão, segundo Grigulo é necessário muitas vezes porque possui diversas ferramentas de trabalho e proteção, que a ambulância não possui, pois é voltada a atendimentos clínicos e pré-hospitalares.


“Deslocamos o caminhão porque ele tem vários equipamentos que auxiliam na retirada de pessoas em ferragem. Às vezes precisamos de uma escada, pá, enxada, equipamento de proteção respiratória para os bombeiros. Em caso de vazamento de combustível em acidente, temos serragem no caminhão, lavamos a pista com água e até para rescaldo evitando um incêndio veicular. Todas essas situações necessitam do caminhão junto, por causa dos equipamentos”.


Outro fator que influencia na tomada de decisão sobre o uso ou não do caminhão é por causa do número de efetivos trabalhando no atendimento 24horas. Conforme Grigulo, devido ao número de profissionais estar geralmente abaixo do ideal, que são pelo menos três profissionais na ambulância e outros três no caminhão, os dois veículos se deslocam para auxiliar o atendimento e realizá-lo com mais agilidade.


O caminhão serve também como uma barreira de proteção, principalmente nas rodovias, onde segundo Grigulo, as ambulâncias são atingidas durante atendimento as vítimas. “Devido ao tamanho e sinalização do caminhão, aumenta a segurança durante o atendimento.


Para colaborar e evitar saídas desnecessárias dos veículos, o major pede para que as pessoas passem sempre a informação mais corretas e completas possíveis, pois auxília na tomada de decisão sobre as viaturas que sairão para atendimento e equipamentos que precisam ser empenhados na ocorrência. 

Veja também

Professores de Xaxim participam de palestra sobre humanização e inclusão em sala de aula12/06 A Secretaria Municipal de Educação de Xaxim reuniu nesta terça-feira (11), no auditório da Secretaria, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), segundo professores, coordenadores, diretores e estagiários que trabalham com o público da educação especial para uma palestra com a Jornalista Juliana Vinhas, que é especialista em Letras e......

Voltar para Geral