Postado em 11 de Dezembro de 2018 às 15h20

Museu do Milho é um dos únicos no Brasil no segmento gastronômico

Participação em projeto leva nome de Xanxerê mundo afora

POR: CRISTIANE ALINE


Xanxerê –
O ambiente rústico, tradicional e repleto de histórias do Museu do Milho em Xanxerê ganhou um toque moderno e temporal na última semana. Não são peças novas, nem uma nova temática, mas sim, equipamentos e câmeras de última geração usadas para registrar em vídeo um pedacinho de toda história que o local e as pessoas que o ajudaram a estruturar guardam.


O museu foi selecionado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para fazer parte do projeto “Conhecendo Museus” na categoria Gastronomia, um documentário em série exibido pela TV Brasil/EBC e TV Escola/MEC que já está na quarta temporada e registrou quase 200 museus pelo País.


Segundo a Diretora de Cultura Aguinetes Maria Barfknecht, a escolha de Xanxerê é extremamente importante, já que levará o nome da cidade para âmbito mundial.


Para as gravações, foi apresentado o espetáculo “Coisas de Saci” com a Josiane Giroldi. A parte gastronômica que é o foco do documentário ficou de responsabilidade dos integrantes da Agricultura Familiar que produziram os mais variados pratos a base de milho, entre eles a pamonha, beijinho de milho, suco, polenta, pão de milho, bolacha, e o tradicional milho cozido. Este é o primeiro Museu a ser registrado pela equipe do programa dentro da temática gastronômica e segundo o diretor de cena do projeto Amauri Mauro, o material deve estar disponível para exibição entre abril e maio de 2019.


“Acredito que aproximadamente 170 museus já foram ao ar em programas. O de Xanxerê deve estar disponível entre abril e maio, e após entrar não sai mais, pois fica disponível no site conhecendomuseus.com.br e no Youtube”, comenta.


O projeto é uma grande parceria entre IBC, TV Brasil, MEC, Tv Escola, Fundação José de Paiva Neto e IBRAM. Os profissionais viajam pelo Brasil, documentando, filmando os museus, conversando com as pessoas. O material coletado vira um programa de TV exibido nos parceiros. Em Santa Catarina já foram registrados museus em Florianópolis e no Rio Grande do Sul em Porto Alegre e Cruz Alta. Na região Oeste é o primeiro.


“O Conhecendo Museus já registrou muitos museus Brasil afora e chegou a época de selecionar por temáticas, e uma delas é a gastronomia, que se encaixa o de Xanxerê. É um dos únicos do Brasil com esta temática. Achei o lugar lindo, a cidade é maravilhosa. O museu foi construído com as características e modo de vida das pessoas que doaram o acervo e moravam por aqui. As peças demostram um pouco o estilo de vida que as pessoas levavam e acredito que foi muito pesquisado, pois tem forte ligação com o modo com que as pessoas viviam. E eu achei lindo”, comenta Amauri.


O MUSEU


A história do Museu do Milho iniciou em 2002 quando o prefeito Avelino Menegolla solicitou a um grupo de servidores que organizassem uma exposição para mostrar a colonização durante a Femi. Marcia Galvagni, uma das participantes e fundadoras do Museu conta que um grupo e pessoas do Turismo já percorriam o interior do município buscando peças e que muitas haviam sido doadas. E assim, montaram a primeira exposição.
O espaço deu tão certo que pensaram em ampliar e dar início ao Museu. Na gestão seguinte, também de Menegolla, o projeto saiu do papel.


Irenita Isottoni e Beatriz Tombini, também fundadoras, contam que os primeiros tijolos foram comprados usados em Faxinal dos Guedes. Para a estrutura, pesquisaram referência de casas em Seara e seguiram buscando peças e modelos para preencher as peças que separaram por cômodos, hall de entrada, sala, quarto e cozinha típica italiana para que em 2004 realizassem a inauguração do então museu do Milho, e registrá-lo no IBRAM, tornando-se um ponto turístico.

Veja também

ASR entrega título de Benemérita e Honorária25/03 ASR de Xanxerê gestão 2018/2019, neste mês da mulher, homenageou duas companheiras, concedendo o título de Benemérita e o título de Honorária....
Após reunião com governo, caminhoneiros descartam paralisação23/04 Foto: Tomaz Silva- Agência Brasil Os representantes dos caminhoneiros disseram ontem (22), após uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não haverá paralisação......

Voltar para Geral