Postado em 24 de Junho às 08h46

Primeiro Casamento Lixo Zero é realizado em Santa Catarina

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Fotos: Junior Alm Seria possível recepcionar 400 pessoas em uma festa de casamento e não produzir nada de lixo? Parece coisa impossível, mas não...

Fotos: Junior Alm

Seria possível recepcionar 400 pessoas em uma festa de casamento e não produzir nada de lixo? Parece coisa impossível, mas não para o médico veterinário Jankiel Cella e a psicóloga e servidora pública da prefeitura de Chapecó, Vanusa Maggioni. A festa de casamento do casal que reuniu mais de 400 pessoas recebeu o certificado de 1º Casamento Lixo Zero do Estado de Santa Catarina, auditado pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O casamento foi realizado na Linha Fernando Machado no dia 15 de junho e procurou reduzir o máximo a produção de lixo desde a decoração até a alimentação. O trabalho contou com os esforços dos noivos, mas também com a ajuda de todos os fornecedores prestadores de serviço e convidados.
Obter o certificado não é tão fácil, já que é preciso que o casamento seja, pelo menos 90% sustentável, ou seja, apenas 10% do que é produzido pode ser destinado a um aterro sanitário, por exemplo. A noiva Vanusa Maggioni explica que o casal se esforçou para utilizar produtos com possibilidade de reutilização. "Nós dispensamos alguns produtos que poderiam ficar de fora sem comprometer a realização deste dia inesquecível. Desde a decoração como a alimentação, procuramos escolher materiais recicláveis e compostáveis, reduzindo ao máximo a geração de rejeitos/lixo", disse.
Vanusa explica que os resíduos recicláveis gerados no dia foram encaminhados para uma associação de catadores de Chapecó, resultando em renda para essas famílias. "Já os resíduos compostáveis/orgânicos foram encaminhados para uma composteira na casa da vó Anita para que virem um adubo de alta qualidade e entre novamente no ciclo do alimento".


O porquê do casamento Lixo Zero?

Para Vanusa que é servidora pública e trabalha como Coordenadora do Programa Lixo Zero em Chapecó "casamento é um momento de celebrar o amor e para a gente não faz sentido celebrar o amor, ter um momento de extrema felicidade se não tratarmos o Meio Ambiente com o mesmo entusiasmo. Por isso, escolhemos fazer a nossa festa a mais sustentável possível, focando em sermos um casamento lixo zero".

Confira algumas das intervenções feitas pelo casal para reduzir o lixo no casamento.


1. Convite: Foi feito de papel. Mas, ao analisar hoje a situação, poderíamos ter feito apenas digital, evitando a geração de resíduos.
2. Lenços de Lágrimas: foram feitos com Papel Semente, ele possui em sua composição apenas materiais compostáveis e sementes de Camomila, assim puderam levar para suas casas e plantar. Ah, também não foi utilizado cola e sim costura, pois a linha também é compostável.
3. Menu: foi impresso em papel reciclado.
4. Docinhos: não havia forninhas de plásticos e sim de papel manteiga e foi para a compostagem. Os convidados utilizaram cones de papel reciclado para se servirem.
5. Materiais Reutilizáveis: não usamos nada descartável. Escolhemos guardanapos de pano, talheres de louça, copos de vidros, etc.
6. Lembranças: canudinhos de inox, para repensar, recusar e reduzir os canudinhos descartáveis por onde for, e chinelos.
7. Central de resíduos: ficou a disposição para que as pessoas descartarem corretamente seus resíduos.

Para saber mais sobre o casamento Lixo Zero siga @vanusa_maggioni no Instagram

Veja também

Temperaturas podem chegar a -9ºC no final de semana em SC05/07 (Foto: Mycchel Legnaghi) Atenção: final de semana será de frio intenso devido a uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. As temperaturas em algumas regiões podem chegar a -7°C (negativo) nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra), especialmente na madrugada de domingo (07/07). No período noturno e amanhecer,......

Voltar para Geral