Postado em 19 de Dezembro de 2018 às 14h35

Projeto de alunos do IFSC Xanxerê será enviado ao Espaço

Grupo busca recursos para viagem aos Estados Unidos onde apresentarão resultados do projeto.

POR: CRISTIANE ALINE

Xanxerê –
Estudantes de 172 escolas participaram da competição Garatéa-ISS, “Programa de Experimentos Espaciais de Estudantes” que seleciona e envia experimentos de alunos, de 10 a 17 anos, para o espaço.


Entre os 4,2 mil estudantes, 61 propostas chegaram à reta final e três foram anunciadas como finalistas, incluindo os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do IFSC Xanxerê: Roberta Debortoli, Renata Muller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella.


Coordenados pelos professores de Química, Andreia Weber e Victor Bernardes e, de Matemática, Daniel Ecco a equipe desenvolveu um sistema de filtração de água baseado na moringa, filtro de barro brasileiro.
A ideia de participar do programa surgiu pela aluna Renata, que ao ler uma matéria na revista Galileu, conheceu o projeto.


“Estava lendo a revista e vi a reportagem sobre a competição Garatéa-ISS, não sabia da existência dele antes, gostei e fui conversar com meus amigos que apoiaram. Levamos a ideia aos professores e inscrevemos o IFSC no projeto. Tínhamos nove semanas para desenvolver o projeto, semanalmente vinha material pra a gente estudar, com foco desde o início em aproximar os alunos da metodologia cientifica”, conta Renata.


Para o professor de química Victor Bernardes, um dos diferenciais para a premiação foi a utilização dos laboratórios, pois conforme identificavam os problemas, buscavam soluções para saná-las. Assim, conseguiram além do conteúdo teórico, enviar testes e análise de resultados. 

“Fomos compondo o projeto em processos. Tínhamos nove semanas e na quinta que surgiu a ideia do projeto “Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração”.


Para adequar o protótipo aos kits da Nasa, o professor e engenheiro espacial Lucas Fonseca, único brasileiro que participou da Missão Rosetta, virá para Xanxerê para acompanhar os últimos testes para em julho de 2019 ser lançado em uma nave. Um é lançado e o outro fica na Terra para comparação de resultados durante congresso em Washington.
Para o professor de matemática Daniel Ecco, o resultado mostra a importância da instituição dentro da região visto que dos quatro alunos envolvidos, apenas uma é de Xanxerê.


“O resultado da premiação acredito que não seria possível sem a instituição que atende toda região. A maior alegria do professor é quando o aluno o procura para estudar, por si só, imagine para desenvolver um projeto, isso é um prêmio, é altamente gratificante. Poder oportunizar aos alunos, motivados e aproximá-los a metodologia cientifica, a ciência e mostrar o caminho acadêmico como mais uma opção quando terminarem o ensino médio é muito legal”, completa Daniel.


Ricardo Cenci, aluno participante do projeto conta que esta foi a primeira vez que participou de um projeto assim e que ficou muito feliz com a classificação e visibilidade da cidade perante o país e Mundo.


“Foi muito bom ter o resultado positivo, pela cidade ser bem afastada das ciências espaciais, eu nunca tinha participado de um projeto deste nível. Assistimos o resultado ao vivo, direto do laboratório”, conta Ricardo.


Com a conquista e convite para o congresso em Washington, alunos e professores buscam auxilio para arcar com os custos da viagem, já que nada será patrocinado pela Nasa, ou Garatéa-ISS. Para saber como auxiliar, basta entrar em contato com o IFSC Câmpus Xanxerê pelo telefone: 49 3441 7900 ou e-mail: depe.xxe@ifsc.edu.br


“Recebemos o convite para ir a Washington, mas nada vai ser patrocinado então estamos em busca de parceiros que possam oportunizar esta experiência aos alunos”, finaliza Daniel.


O QUE É A MISSÃO


A Missão Garatéa, que vem do Tupi-Guarani “Busca Vidas”, é um consórcio espacial brasileiro, feito em parceria com a USP e a Fundação de Apoio à Física e à Química, com patrocínio da Airvantis, Braskem e Instituto TIM. O fundador é o engenheiro espacial Lucas Fonseca, único brasileiro que participou da Missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia, que levou uma sonda a um cometa pela primeira vez na história.

Veja também

PSDB promove encontros em todo o Estado de SC02/07 O PSDB de Santa Catarina inicia uma série de roteiros para conversar com os líderes do partido e começar a reconstrução da sigla, visando fortalecê-la para as eleições municipais. Também está sendo levada a mensagem de renovação e de novo comportamento ético frente às mudanças sociais que estamos testemunhando.......

Voltar para Geral