Postado em 30 de Novembro às 13h51

Projeto Plantão 4 patas do HRSP lança calendário com cães

A ideia é arrecadar recursos para aprimorar ainda mais as atividades.

Xanxerê - O Projeto Plantão 4 Patas, Atividade Assistida por Cães, do Hospital Regional São Paulo (HRSP) inicia neste fim de semana a comercialização de calendários da atividade. O Calendário 2019 do Plantão 4 Patas terá o custo de R$ 10,00 e será lançado no sábado (01), durante o evento “Um dia de Cão”, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê e parceiros no Estádio Municipal Josué Annoni, a partir das 13 horas.


Além de ser uma boa recordação para os pacientes que já participaram do projeto, a comercialização dos calendários tem o objetivo de aperfeiçoar e melhorar as ações desenvolvidas pelo Plantão 4 patas no HRSP.

“Queremos desenvolver algo aqui, uma vez que não é possível deslocar todos os membros para uma capacitação fora do município. Diante disso, parte do dinheiro arrecadado será investido para trazer uma capacitação para a equipe em 2019. Outra parte da arrecadação será revertida para uma entidade que desenvolva ações de proteção e bem-estar animal no município”, explica a coordenadora do projeto, Liliane Cavasin.


O calendário será temático, para isso os cães que participam do projeto foram fotografados em diferentes temas, que vão desde ações mais descontraídas até ao incentivo a prevenção a saúde. As fotografias foram uma ação voluntária das fotógrafas Hanna Dohl e Lyerce Lima, da Luz de Gaia Fotografia. Já a arte do material foi desenvolvida, também voluntariamente, por William Felipe de Lima Silva, aluno do curso de formação de Bombeiros Militares.


O material contou ainda com o apoio da Ideal Veículos, que patrocinou a impressão do calendário. Foram impressas mil unidades do calendário. Além do evento no sábado (01), o calendário estará disponível para aquisição com os integrantes do projeto, ou na loja Estilo Ideal, na Rua Coronel Passos Maia, em frente ao Clube Xanxerense, no Centro.


Reconhecimento e investimentos em melhorias


O projeto Plantão 4 Patas do HRSP é reconhecido nacionalmente. Equipes de outros hospitais e, até mesmo corporações de bombeiros já participaram de sessões em Xanxerê em busca de inspiração e base para a implantação da Terapia Assistida por Cães nas entidades onde atuam. Além disso, o reconhecimento conquistado proporcionou um maior investimento no projeto por parte do Ministério Público, que deve liberar cerca de R$8 mil para a construção de uma área de banho que será destinada exclusivamente aos cães do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

A construção irá aumentar ainda mais a segurança imunológica dos cães, que não terão contato com outros animais. A sala de banho, com todos os equipamentos necessários, ficará no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), em Xanxerê. 

Veja também

Espetáculo na Praça Tiradentes traz uma leitura das brincadeiras infantis25/10 Peça “A menina e sua sombra de menino”, será apresentada no dia 25 na Praça Tiradentes. Xanxerê – O Departamento de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura e a Harmônica Arte e Entretenimento, realizam no dia 25 (quinta-feira), uma apresentação teatral gratuita, na Praça Tiradentes. De acordo com o coordenador de cultura,......
Um novo jeito de ouvir rádio07/12 Rádios Web conquistam espaço em meio aos veículos de comunicação tradicionais em Xaxim...

Voltar para Geral