Postado em 15 de Março às 11h20

Xanxerê sedia I Fórum Intermunicipal de Cultura

Representantes dos 14 municípios da Amai devem estar presentes.

Por Joimara S.Camilotti
Xanxerê - Pela primeira vez o município sedia um encontro com representantes das 14 cidades da Associação dos Municípios do Alto Irani para fomentar a cultura. No dia 20 de março, às 19h, no auditório do Bloco E da Unoesc, acontece o I Fórum Intermunicipal de Cultura da região do Alto Irani.

Durante o evento, serão eleitos representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Estadual de Cultura. Na pauta ainda haverá apresentações e exposições culturais da região, além do lançamento da campanha “Cultura é importante?”.

De acordo com Diego Gonçalves, integrante do Departamento de Cultura de Xanxerê, este é um momento impar para a cultura da região, principalmente por ser um instrumento que dará voz e vez para a região. 

“ É importante, pois nunca temos representação o oeste no caso ou região da Amai. Integrar o Conselho dará condições de conquistarmos mais espaço e até mesmo brigar por recursos, descentralizando o que muitas vezes acaba ficando só no litoral”, destacou.

O encontro que é promovido pelo Departamento de Cultura tem a participação do Conselho Municipal de Cultura que é integrado por representantes da comunidade. 

A importância de representatividade também é destacada pela representante do Conselho Municipal, Duani Dinara Dervanoski. “O oeste de Santa Catarina tem pouquíssima representatividade em nível estadual e isso reflete em nossas experiências em tomadas de decisões municipais, inscrições em editais públicos, conhecimento de veículos de fomento, enfim... Muito se perde sem essa participação. Além disso, a sociedade civil precisa entender seu real papel na administração pública enquanto fiscalizador e deliberador de muito do que se faz com as verbas públicas. Enfim, são inúmeros os benefícios da participação da sociedade civil. É uma atitude de vantagem social e não própria”, finalizou.

Veja também

Audiência pública debate condições de BRs no Oeste03/05 Foto: Carlos Kilian. Maravilha sedia, no dia 10 de maio, audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para tratar das condições de duas importantes rodovias federais na região: as BRs 282 e 158. A......

Voltar para Geral