Postado em 01 de Fevereiro às 09h19

Xanxerenses participam de evento Sul Americano com 100 mil acampados

O evento é organizado pelo Clube de Desbravadores, oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Por: Cristiane Aline

Xanxerê - Um evento mais populoso do que muitas cidades brasileiras, com número de participantes maior do que a população xanxerense, inclusive. Esse foi o V Campori Sul-Americano. O evento é organizado pelo Clube de Desbravadores, oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Dividido em duas edições de 50 mil habitantes em cada, uma cidade de barracas foi montada pelas ruas do Parque do Peão, em Barretos-SP, para receber participantes de toda América Latina, unidos para aperfeiçoamento físico, intelectual e espiritual, trabalhando valores de crescimento pessoal e convivo social. Ao todo 100 mil pessoas transitaram no V Campori entre os dias 8 e 20 de janeiro. 

Além das barracas, hospital com unidade de terapia intensiva e até Shopping Center foi montado para atender o público. Ao todo, 898 pessoas foram batizadas, tanto nas programações diárias das duas edições do V Campori quanto nas conferências que ocorreram no município. O evento ocorre a cada quatro anos e já está em estudo a próxima data.

XANXERENSE CONTA EXPERIÊNCIA
O adolescente de 14 anos e xanxerense Felipe Onghero Gonzaga frequenta o Clube Desbravadores há quatro anos, neste tempo já participou de alguns eventos regionais e interestaduais, mas com a dimensão internacional, foi sua primeira experiência.

“Foi bem legal, gostei bastante da organização do evento e de todo auxilio que nos deram, desde segurança, atendimento hospitalar. Tudo estava muito bem organizado. Lá conheci pessoas de diversos países, conversei com amigos e fiz outros. Foram oito dias fora de casa, quatro acampados e participar nos auxilia a aprender a se virar um pouco sozinho, sem depender tanto dos pais”, conta Felipe. 

Atualmente há cerca de 320 mil desbravadores na Divisão Sul Americana, mas segundo o diretor associado do Clube Desbravadores, Claudemir Hacker, como não é possível reunir todos em um único evento a organização separou em duas edições consecutivas para o maior acampamento do mundo. Como a participação não pode se estender a todos, algumas atividades precisaram ser cumpridas para conquista das vagas.

“Nos últimos dois anos o nosso Clube se empenhou em cumprir os requisitos e alcançar a pontuação necessária para participar. Foram quatro clubes da região oeste que tiveram a chance de ir. Como é um evento longo, longe e caro, foi necessário realizar várias campanhas durante o ano para conseguir o dinheiro para pagar os custos, como venda de pizzas, alfajores, chocolate, etc. Além disso, contamos com a ajuda de várias doações e patrocínio de pessoas e empresas, para cobrir os gastos”, conta Claudemir.

Durante acampamento uma série de atividades que foram treinadas durante o ano foi colocada em prática. Com o ótimo desempenho, a equipe Dínamis, composta por 40 participantes entre crianças, adolescentes, diretoria e equipe de apoio, conquistou a classificação Ouro.

HISTÓRICO CLUBE DESBRAVADORES
O Clube de Desbravadores foi oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No final da década de 50, o Pr. Jairo T. Araújo, líder da juventude Adventista da Divisão Sul-Americana, com sede ainda no Uruguai, preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores, e isso provocou o desenvolvimento paralelo de Clubes de Desbravadores em lugares do Brasil como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e São Paulo, os primeiros Clubes nasceram em 1959.

Veja também

CDL Xanxerê premia vencedores de concurso de vitrines14/01 O concurso de decoração natalina categoria empresas promovido pela CDL Xanxerê fez entrega de R$ 7 mil em prêmios para as três primeiras colocadas. ...
Bolsonaro dribla a imprensa e aparece pilotando uma moto20/04 Foto Cleide Carvalho - Agência GLobo Enquanto muitos chefes de Estado só saem em carros oficiais, o presidente Jair Bolsonaro surpreendeu no início da noite deste sábado jornalistas e um grupo de populares que tentava......

Voltar para Geral