Inaugurada Central de Videomonitoramento em Faxinal dos Guedes

Inaugurada Central de Videomonitoramento em Faxinal dos Guedes

Além do município, outros dez receberam equipamentos nesta semana

Por Raphael Spiller 25/08/2016 - 09:29 hs
Foto: Divulgação/PM

O sistema de videomonitoramento do município de Faxinal dos Guedes foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, dia 24. São 10 câmeras em operação, colocadas em pontos estratégicos e que possuem transmissão digital por rede de fibra ótica. O total do investimento é de R$ 216,4 mil, sendo R$ 104,5 mil do próprio município.

A cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba, o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, Edegar Giordani, e o prefeito Genaro Costa Keske.

Grubba destacou que nesta semana foram inauguradas dez centrais e o equipamento tem papel importante no trabalho das Polícias Militar e Civil para o combate à criminalidade. “É uma ferramenta tecnológica muito importante e fundamental neste processo de combate a criminalidade. Não substitui o nosso Policial Militar e nem o Policial Civil, mas é uma ferramenta que auxilia sobre maneira o trabalho na prevenção e repressão da criminalidade”, explicou.

O secretário executivo da ADR, Edegar Giordani, disse que ações como esta mostram a importância da descentralização da segurança onde as pequenas cidades também recebem recursos e equipamentos que beneficiam diretamente a população. “Não é apenas nos grandes centros que está a criminalidade. Aqui também temos criminalidade e este investimento vem  melhorar a segurança do município. Vem tranquilizar os nossos munícipes e por consequência melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.

Nesta semana o Secretário Grubba também inaugurou outras Centrais de Videomonitoramento nos municípios de Campos Novos, Erval Velho, Luzerna, Treze Tilias, Água Doce, Catanduvas e Maravilha. Nesta quinta-feira, também serão inauguradas as Centrais nos municípios de Guarujá do Sul e São José do Cedro. A ação faz parte do Projeto Bem-Te-Vi.

 

Santa Catarina é monitorada por 2.352 câmeras, espalhadas em 115 municípios, sendo que existem 132 salas de monitoramento e 12 Centrais Regionais de Emergência, ou seja, 144 Centrais de Videomonitoramento. Até o final de 2016, a Secretaria de Estado de Segurança Pública planeja expandir seus números, totalizando 2.642 câmeras instaladas em 129 municípios.

*Portal Oeste Mais