Xaxim precisa aumentar suas receitas e não diminuir despesas

Xaxim precisa aumentar suas receitas e não diminuir despesas

Por anos presencio prefeitos de Xaxim reclamando das gestões anteriores de seus antecessores. Colocam exclusivamente o problema da falta de receitas na má administração de quem passou pela prefeitura. Poucos agiram no sentido de fomentar o desenvolvimento e aumentar as receitas.

Por Portal DX 08/06/2017 - 16:58 hs

Comodismo
No passado os prefeitos de Xaxim se contentavam em ter apenas o Frigorífico como principal fonte de receita e gerador de empregos na cidade. Era só o que Xaxim precisava, uma empresa grande e um comércio diversificado. A cidade foi crescendo e aumentou a responsabilidade dos gestores em atrair novas empresas para o município. Infelizmente poucos prefeitos oportunizaram a vinda de novas empresas.

Distritos Industriais
Há alguns anos foram implantados dois distritos industriais no município, no princípio achava-se que estas duas áreas iriam diversificar a geração de empregos, mas não fosse a implantação mais recente da Rafitec e o arrendamento da massa falida pela Aurora, Xaxim seria um polo de desempregados.

Dependência
Xaxim depende hoje exclusivamente de duas empresas. Se porventura uma delas deixar o município vamos a falência. Eu sei que outras empresas de pequeno porte vieram para Xaxim, mas ainda hoje há esta dependência na arrecadação destas duas empresas maiores. O poder público depende essencialmente da arrecadação de poucas empresas.

Gestão pública
Por anos assistimos gestões na Secretaria de Desenvolvimento apenas de ordem figurativa. Secretários responsáveis em atrair novos investidores para o município assistiam sentados a saída de empresas da cidade. Não imaginavam que se fossem a campo plantar sementes hoje estaríamos colhendo os frutos. Enquanto isso no gabinete, prefeitos quebravam a cabeça para fechar a folha de pagamento e manter os serviços essenciais com os poucos recursos que lhes sobrava.

Receita
O município de Xaxim precisa indubitavelmente de maior arrecadação. A demanda de serviços é tão grande que a arrecadação média de R$ 5 milhões não é suficiente. Prefeitos ficam com as mãos amarradas porque em primeiro lugar precisam de um número considerável de servidores para manter os serviços básicos em dia e em segundo lugar tem que se contentar com os poucos recursos que sobram para investimento.

Lírio e Adriano
O Plano de governo da atual gestão é sem sombra de dúvidas um plano excelente. Faz brilhar os olhos de qualquer eleitor e cidadão, mas de nada vai adiantar as propostas nas mais diversas áreas se não houver aumento real da arrecadação. Podem até fazer uma boa administração, mas será que será suficiente? Será que vai resolver os problemas estruturais da cidade? Se não implantar novas empresas no município de Xaxim vamos continuar assistindo os prefeitos pagando dívidas e investindo pouco.