Eleitor: está preparado para mais uma campanha eleitoral?

Uma pesquisa do Datafolha com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018 aponta Lula com 30%, Bolsonaro, 16%, e Marina, 15%. Pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Instituto ouviu 2.771 pessoas nos dias 21 e 23 de junho.

Por Portal DX 27/06/2017 - 14:05 hs

Os nomes
Os nomes são velhos conhecidos dos brasileiros: Lula, Bolsonaro, Marina Silva, Alckmin, Ciro Gomes, Luciana Genro, Eduardo Jorge. Estes são alguns dos postulantes à corrida presidencial de 2018. Em meio a uma balbúrdia política que vive o Brasil como eleitor começo a ficar preocupado se há alguém na lista dos presidenciáveis capaz de trazer a salvação para nosso País. Se ninguém for preso até lá, estes serão os nomes que vão disputar os votos dos brasileiros no ano que vem.

A Pesquisa
Em um primeiro cenário com Alckmin, Lula (PT) teria 30% dos votos seguido de Jair Bolsonaro (PSC): 16%; Marina Silva (Rede): 15%; Alckmin (PSDB): 8%; Ciro Gomes (PDT): 5% e Luciana Genro (PSol): 2%. Branco/nulo/nenhum: 18%. Em um cenário com Dória, Lula (PT) mantem os 30% seguido de Marina Silva (Rede): 15%; Jair Bolsonaro (PSC): 15%; João Doria (PSDB): 10%; Ciro Gomes (PDT): 6% e Luciana Genro (PSOL): 2%

Outros cenários
Praticamente em todos os cenários possíveis Lula mantem a intenção de votos dos brasileiros na faixa de 30%, mesmo com cenários com Joaquim Barbosa e Alckmin ou Joaquim Barbosa e Doria. Somente com um cenário sem o PT é que a ordem dos presidenciáveis se inverte: Marina Silva dominaria a intenção de votos com 22% seguida de Jair Bolsonaro com 16%.

Lava Jato
A pesquisa também mostra um cenário sem políticos envolvidos com a Operação Lava Jato, aliás, este seria o cenário ideal. No meu entendimento políticos que tenham qualquer investigação em andamento sequer poderiam disponibilizar seu nome a concorrer a um cargo público. Neste cenário, Marina Silva (Rede) lidera com 27% seguida de Jair Bolsonaro (PSC) com 18% e João Dória (PSDB) com 14%.

As rejeições
Segundo a pesquisa Lula do PT lidera a rejeição hoje com 46% seguido de Alckmin (PSDB) com 34%; Bolsonaro (PSC): 30% Haddad (PT): 28%; Ciro (PDT): 26%; Marina (Rede): 25%; L. Genro (Psol): 24%; Caiado (DEM): 23%; Moro (s/ part.): 22%; Eduardo Jorge (PV): 21%; Doria (PSDB): 20% e J. Barbosa (s/ part.): 16%.

Segundo turno
Em relação ao segundo turno, foram feitas oito projeções e Lula venceria Alckmin, Doria, Bolsonaro e empataria tecnicamente com Marina Silva. Em um cenário sem o PT, Marina Silva venceria Bolsonaro com percentuais de 49% a 27%. Lula é vencido tecnicamente em apenas um dos cenários apresentados pela pesquisa, contra o Juiz Sérgio Moro. Segundo o Datafolha Moro teria 44% das  intenções dos votos contra 42% do ex-presidente Lula.

Nada de novo
A verdade é que mais uma vez os brasileiros terão que engolir as falácias dos presidenciáveis, todos usando o fim da corrupção em seus programas de rádioe televisão. Será pior que a eleição anterior porque quanto maior a corrupção, mais políticos se autodenominam honestos. Quantos estão preparados para passar por mais uma campanha política?